
É previsto que a IFRS 17 'Contratos de Seguros', atualmente com data efetiva em 1 de janeiro de 2023, tenha um impacto significativo em diversos aspectos dos relatórios financeiros e processos operacionais das seguradoras.
A implementação da norma internacional é considerada como um importante projeto, que exigirá o gerenciamento de stakeholders internos e externos.
O Comitê Global de Políticas Públicas (GPPC - Global Public Policy Committee), composto por representantes das seis maiores redes internacionais de contabilidade – Grant Thornton, Deloitte, EY, KPMG, PwC e BDO – publicou dois artigos para oferecer suporte aos responsáveis pela governança (incluindo comitês de auditoria) no cumprimento de suas responsabilidades quando se trata de garantir uma implementação de alta qualidade do IFRS 17.

Este documento indica algumas perguntas que os responsáveis pela governança podem fazer à administração para avaliar o progresso na implementação da IFRS 17.
Outros questionamentos também são inseridos com a finalidade de direcionar o auditor externo para entender suas observações e opiniões sobre o progresso da administração.
Este documento foi concebido como um documento complementar ao anterior e fornece aos responsáveis pela governança uma visão geral dos principais impactos causados pelo novo Standard contábil - “IFRS 17”. Nele é possível obter os principais julgamentos e escolhas de políticas contábeis, bem como perguntas que os responsáveis pela governança podem considerar à administração.
Conte com os nossos especialistas da área de Auditoria para auxiliar nesse processo.
Entre em contato conosco