De acordo com os dados mais recentes da Grant Thornton, os temores da liderança sobre a escassez de financiamento diminuíram um pouco no último ano, mas continuam sendo uma preocupação real para muitos. Pouco menos da metade (47%) dos entrevistados citou o acesso a capital como uma restrição ao seu crescimento, em comparação aos 50% no segundo semestre do ano passado.
Percentual global de líderes preocupados com o acesso a capital (dados ao longo do tempo - últimos 11 anos)
À medida que as taxas de juros sobem em vários mercados, executivos e diretores financeiros estão se vendo em uma situação desconhecida. Durante anos, tem sido relativamente fácil para as empresas obter dinheiro. Mas, à medida que as taxas de juros subiram, o modelo mudou e o preço do risco também aumentou, diz Ian Pascoe, CEO da Grant Thornton Tailândia.
As empresas com baixo desempenho falharão porque não terão acesso ao mercado de dívida, pois o risco é muito alto. Portanto, elas realmente precisam testar seus planos de negócios e ter certeza de que estão demonstrando o quão robustas são.”
Quando a inflação voltar a ser controlada, os bancos centrais das economias mais avançadas provavelmente trarão as taxas de juros reais de volta aos níveis pré-pandemia.
O FMI sugere que os recentes aumentos provavelmente serão apenas temporários, [iii] o que não consola as lideranças neste momento. Globalmente, pouco menos de 12% das empresas veem as taxas de juros e o financiamento como uma ameaça significativa. Esse desafio, combinado à incerteza econômica em curso, a instabilidade no setor bancário e a inflação persistente, continuarão a minar as ambições de investimento das empresas, o que significa que elas precisam planejar cuidadosamente para garantir que sejam o mais atraentes possível para os investidores.
Percentual global de líderes que vêem as taxas de juros e o financiamento como uma ameaça significativa por região
Kalpana Balasubramanian, CEO da Grant Thornton dGTL, explica: “Ao financiar investimentos, é preciso pensar um pouco mais lateralmente do que antes. Por exemplo, muitos bancos criaram metas financeiras sustentáveis que pretendem cumprir. Ao mesmo tempo, os fundos de capital de risco e fundos de private equity desenvolveram critérios que incluem métricas de ESG. Podem haver reservas disponíveis para as empresas que conseguirem demonstrar que atendem a certos critérios sociais ou de sustentabilidade. As empresas que puderem demonstrar que são sustentáveis a longo prazo terão mais facilidade com financiamentos.”
![Roy Nicholson, diretor da Grant Thornton US]()
Roy Nicholson, diretor da Grant Thornton US, diz: “É absolutamente certo que, diante dos desafios que vemos hoje, os executivos estão observando suas organizações e pensando nos investimentos que precisam fazer para emergir mais fortes no futuro. A verdade, porém, é que as empresas deveriam fazer essas decisões de forma contínua, e elas devem estar constantemente tentando identificar maneiras de operar de forma mais eficiente para que possam alavancar essas eficiências de custo para inovar no futuro.”
É necessário cultivar um mindset de mid-market e seu espírito empreendedor para que os negócios permaneçam focados em melhorar continuamente seus processos e inovar. Líderes que conseguirem colocar em prática o plano correto para enfrentar os desafios da inflação persistente, do aumento dos custos e da escassez de equipe qualificada, poderão crescer à medida que os mercados começarem a se recuperar.
______________________________
i. www.weforum.org - Digitalization needs to be targeted to boost productivity - new research - 25.04.23
ii. www.weforum.org - Growth hotspots: Harnessing the generative AI revolution - 03.05.23
iii. www.imf.org - Interest Rates Likely to Return Toward Pre-Pandemic Levels When Inflation is Tamed - 10.04.23
< Artigo anterior: Para além do salário Voltar para o hub de negócios internacionais>