Os impactos negativos da pandemia de Covid-19 foram globais em diversos aspectos, inclusive o econômico. Ter uma perspectiva setorial pode auxiliar e fornecer visões mais claras sobre o cenário.

Novo índice mostra impacto desigual da pandemia

A Covid-19 atingiu todos os setores. Os resultados do índice para 12 setores-chave do middle market global revelam quais setores foram os mais afetados pela pandemia e lockdowns. A extensão varia de uma análise relativamente neutra de -2,4 para agricultura, caça e pesca para cerca de -12 para o setor mais atingido de viagens, turismo e lazer.

Dentro do índice, uma pontuação de +100 representaria uma perspectiva ideal, sem restrições e com probabilidade de alto crescimento no futuro. Uma pontuação de -100 representaria uma perspectiva bastante ruim, com altas restrições e probabilidade de declínio no futuro. Para sete desses setores, esta é a primeira vez que caem em território negativo desde o início dos registros em 2011.

Global business pulse – ranking por setor no primeiro semestre de 2020

O que é mais revelador quando se trata do impacto específico da Covid-19 é como os resultados do índice referentes ao primeiro semestre de 2020 mudaram desde o segundo semestre de 2019. Essas oscilações nas perspectivas de negócios nos contam uma história mais completa sobre a medida absoluta. Como antes, todos os setores sofreram golpes entre esses dois períodos, mas agora há uma gama ainda mais ampla de resultados, com quedas variando de -3 a -16,8 pontos.

Agricultura e TMT estão no destaque

Mais uma vez, vemos que a agricultura, caça e pesca sofreram menos impacto da Covid-19, refletindo a recuperação dos preços agrícolas e da madeira nos últimos meses. [i] A ele se juntam os elementos de construção, imobiliário e tecnologia, mídia e telecomunicações (TMT) que se beneficiaram do bloqueio, onde as pessoas estavam trabalhando, fazendo compras e buscando alternativas de interatividade em casa. Os hábitos do consumidor mudaram e, com isso, os rumos das empresas de tecnologia.

O impacto mais significativo recaiu sobre os setores de viagens, turismo e lazer, que sofreram um golpe severo por questões de saúde pública e as restrições colocadas em vigor por governos em todo o mundo, e serviços profissionais. A assistência médica pode parecer uma vítima surpreendente, mas também tem sofrido com os hospitais adiando procedimentos eletivos e os pacientes evitando o tratamento durante a pandemia. [ii] Muitos profissionais de saúde agora se encontram com níveis de capacidade prejudiciais.

Mudança nos resultados do índice – 1° sem. 2020 vs. 2° sem. 2019

Sectors H1 2020 vs H2 2019 (pt change)
Agriculture, hunting, forestry and fishing -3.0
Construction and real estate -9.9
Technology, media and telecoms (TMT) -11.6
Other business services -12.1
Financial services -12.6
Consumer products (Food and beverage, retail, logistics, automotive) -12.8
Education and social services, personal services -13.4
Electricity, gas and water supply/utilities -13.7
Manufacturing -14.9
Professional services -15.2
Healthcare -16.6
Travel, tourism and leisure (TTL) -16.8

No entanto, essa divisão não conta toda a história. Existem variações dentro de cada setor e mais padrões podem ser vistos em um nível de subsetor. Para obter um insight mais profundo sobre as mudanças no rumo desses diferentes subsetores, traçamos o perfil de dois extremos usando o índice e os ricos insights de líderes da indústria dentro da rede Grant Thornton.

Acesse nossos perfis de tecnologia e hotéis

Tecnologia (parte do setor TMT - Technology, Media and Telecoms) - As empresas de tecnologia relatam uma perspectiva econômica incomparável em termos de saúde dos negócios, com 53% se sentindo otimistas em relação ao próximo ano. A rápida adoção pelo usuário de novas tecnologias durante o isolamento social tem sido um fator-chave para essa perspectiva, e as empresas agora estão focadas no desenvolvimento contínuo de produtos para manter seu ímpeto. Em contraste com o cenário mais amplo, o emprego no setor está se mantendo bem, e a incerteza causada pela pandemia certamente não atrapalhou os planos de crescimento internacional das empresas.

Hotéis (parte do setor TTL - Travel, Tourism and Leisure ) - Este subsetor escapou de muitos dos impactos negativos de viagens e turismo, mas está enfrentando grandes desafios devido à sua dependência de viajantes internacionais. Felizmente, os hotéis estão se mostrando resilientes, adaptando com sucesso seus modelos de negócios às novas condições. O emprego dentro do subsetor também tem sido bastante robusto, ajudado por esquemas governamentais durante os lockdowns e cargas de trabalho adicionais de limpeza e administração desde a reabertura.

Confira outros setores analisados:

Tecnologia

Tecnologia é prioridade diante do aumento da demanda

Acesse Image of man using advanced technology

Hotéis

Hoteleiros desenvolvem habilidades de gerenciamento de crise

Acesse Image of lady checking into a hotel

    Sobre o Global Business Pulse

    O índice é composto por dois elementos: a "perspectiva" rastreia as condições futuras de negócios, otimismo econômico e intenções de investimento, enquanto as "restrições" cobrem as restrições de oferta e demanda e a incerteza econômica. Abaixo você encontrará as classificações dos setores em relação a cada um desses elementos.

     

     

    A pesquisa para o índice foi realizada em maio e junho de 2020. Acesse nossa metodologia para obter mais detalhes sobre a realização do indicador.

    Global Business Pulse: Acesse e conheça mais detalhes