insight featured image
A preparação das demonstrações financeiras de acordo com as normas internacionais de relatórios financeiros é um desafio. Novas normas e atualizações são publicadas a cada ano pelo International Accounting Standards Board (IASB) com o potencial de impactar significativamente a apresentação de um conjunto completo de demonstrações financeiras.

As firmas-membro da Grant Thornton International Ltd (GTIL) possuem ampla experiência na aplicação das IFRS e, por meio de sua equipe de IFRS, desenvolvem orientações gerais para apoiar a aplicação consistente e de alta qualidade dos padrões internacionais.

Este material exclusivo foi baseado nas atividades e resultados da Illustrative Corporation e suas subsidiárias – uma entidade fictícia de consultoria, serviços e varejo que vem preparando demonstrações financeiras de acordo com as IFRS há vários anos. A forma e o conteúdo das demonstrações financeiras dependem das atividades e transações de cada entidade participante.

Nosso objetivo, ao preparar este material, é ilustrar uma possível abordagem aos relatórios financeiros por parte de uma entidade envolvida em transações que são típicas em uma variedade de setores não especializados. No entanto, como acontece com qualquer publicação deste tipo, esses exemplos de demonstrações financeiras não podem prever todas as transações possíveis e, portanto, não podem ser consideradas como absolutas. A administração, conforme definida pelo IASB, é a responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras e, portanto, pode identificar outras abordagens mais adequadas em circunstâncias específicas.

Este Exemplo de demonstrações financeiras foi atualizado para refletir as alterações nas IFRS em vigor para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2021. Não foram considerados quaisquer novos desenvolvimentos após 31 de outubro de 2021.