-
Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
-
Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
-
Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
-
Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
-
Serviços Atuariais
Soluções eficazes para auxiliar o mercado de transferência de riscos com normas para provisões e solvência
-
Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
-
Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
-
Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
-
PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
-
Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
-
Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
-
RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
-
RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
-
Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
-
Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
-
Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
-
Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
O Conselho Internacional de Normas de Auditoria e Asseguração (IAASB, na sigla em inglês) está realizando uma consulta pública sobre o projeto de elaboração de um guia para asseguração de relatórios de sustentabilidade, denominado de “Extended External Reporting (EER) Assurance”.
Segundo o IAASB, os relatórios EER estão crescendo em frequência e importância. O projeto EER Assurance, aprovado em outubro de 2017 pelo IAASB, visa permitir uma aplicação mais consistente e apropriada do ISAE 3000 (Revisada), utilizada em trabalho de asseguração diferente de auditoria e revisão, cuja norma equivalente no Brasil é a NBC TO 3000, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Com isso, os auditores terão uma referência naquelas áreas onde normalmente são encontrados desafios para aplicação da ISAE 3000 para que, assim, possa auxiliá-los na solução, de modo que os usuários do EER tenham maior confiança nos resultados da asseguração.
Esse novo guia impactará também todas a entidades que divulgam relatório EER e que desejem ou precisem realizar a asseguração, uma vez que deverão se preparar para ter processos internos que garantam a qualidade e veracidade das informações a serem publicadas.
Relatórios contidos no EER Assurance
Além de relatórios de sustentabilidade, o EER oferece diversas formas diferentes de relatórios com informações financeiras e não financeiras, incluindo relatórios integrados, relatórios sobre questões ambientais, sociais e de governança relacionadas às atividades das empresas.
Garantias oferecidas pelo projeto
A asseguração do EER é projetada para fornecer diversas garantias importantes aos usuários dos relatórios. Essas garantias são obtidas por meio do modelo de quatro fatores, que envolve questões como:
Se a estrutura de apresentação do EER está alinhada às necessidades de informações dos usuários, onde o auditor determina se os 'critérios' usados são adequados.
Se o processo de elaboração do EER fornece uma base razoável e suporta a expectativa de se obter as evidências necessárias para a asseguração.
Compreender a entidade e outras circunstâncias do trabalho, com base em informações internas e mais amplamente disponíveis, a fim de apoiar a asseguração.
Fornecer um relatório aos usuários para comunicar efetivamente a conclusão da asseguração e como ela foi alcançada, incluindo o cumprimento dos requisitos para:
- Determinar se o trabalho tem um "objetivo racional", considerando as necessidades de informações e o nível de asseguração apropriado aos usuários;
- Aplicar competência e capacidades apropriadas, exercer ceticismo profissional e julgamento profissional durante todo o trabalho;
- Projetar e executar procedimentos para obter evidência adequada, suficiente e persuasiva para conclusão da asseguração;
- Considerar os tipos potenciais de distorções e como elas podem ocorrer ao desenhar e executar procedimentos para detecção de distorções relevantes;
- Considerar se poderia, razoavelmente, esperar que distorções influenciem as decisões dos usuários do EER (ou seja, materialidade) durante todo o trabalho;
- Chegar à conclusão da asseguração (que as informações do EER não são materialmente incorretas devido a fraude ou erro) no nível de asseguração acordado, com base nas evidências obtidas.
O projeto EER Assurance teve uma primeira fase de análise e recomendações de parte do documento, iniciada em fevereiro de 2019, e agora está na segunda fase de análise e recomendação do documento completo Proposed Guidance.
Adicionalmente ao Proposed Guidance, o projeto do EER Assurance ainda conta com dois suplementos para auxiliar os usuários:
- Modelo de credibilidade e confiança / background e informações contextuais;
- Exemplos ilustrativos.
O IAABS tem a expectativa de consolidar todos os comentários nos próximos meses e aprovar EER Assurance até o final desse ano para implementação a partir de 2021. Segundo o projeto, a aplicação do guia não será mandatória.
Cronograma do projeto EER Assurance:
Dentro do processo de alinhamento com o IAASB, espera-se que CFC emita o pronunciamento equivalente ao EER Assurance logo após a sua divulgação.
Qual a atuação da Grant Thornton Brasil nesse sentido?
A Grant Thornton Brasil está participando de discussões sobre o EER Assurance juntos ao Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), disponibilizando os profissionais especializados em asseguração e preparação de relatórios de sustentabilidade e correlatos para contribuir com o projeto.
A Grant Thornton International está interagindo diretamente com o comitê do projeto EER Assurance do IAASB.
Como podemos auxiliar na sustentabilidade da sua empresa?
Nossas equipes de especialistas podem auxiliar a sua empresa na emissão de relatórios de sustentabilidade e aprimoramento de processos em conformidade com as regulamentações nacionais e internacionais.