
Crise de competências digitais nas organizações
Atrair talentos qualificados é uma prioridade máxima para as empresas numa economia digital em crescimento
Relatório Open Acess Government 2023
A edição 2023 do relatório Open Access Government, do Reino Unido, aponta que 190 milhões de novos empregos devem surgir até o final de 2025. Mas as empresas estão preparadas para este crescimento?
Se, por um lado, a grande maioria das companhias afirmam que habilidades digitais básicas é um fator importante para seus profissionais, por outro lado, o mercado busca de forma ativa por profissionais com skills digitais avançados. Segundo o estudo Business Outlook Tracker, da Grant Thornton, as habilidades digitais mais cobiçadas pelas empresas globais de médio porte são:
Data Analytics
―
Cybersecurity
―
Inteligência Artificial
―
Vale ressaltar que a pesquisa WorldSkills UK reporta que 25% das organizações empregadoras já reportam um gap de habilidades digitais básicas em sua força de trabalho, e 60% delas acreditam que a demanda por skills avançados deve crescer ao longo dos próximos 5 anos.
A vontade de evoluir neste aspecto também faz parte do interesse dos próprios profissionais. 70% dos entrevistados no estudo WorldSkills UK apontaram querer que seus empregadores invistam no ensino e desenvolvimento de suas habilidades digitais no trabalho, mas somente metade deles já receberam alguma oportunidade como essa.
O contraponto disso está no investimento necessário. 46% das empresas entrevistadas no Business Outlook Tracker da Grant Thornton afirmaram que pretendem aumentar seus investimentos em treinamentos digitais, embora acreditem que esse tipo de iniciativa gera mais custos para a empresa do que contratar um(a) novo(a) profissional.
O real desafio: líderes empresariais de médio porte revelam.
-
36%
Acesso ao tipo e qualidade certos de treinamento, que suporte o desenvolvimento
-
33%
Capacidade de mapear de forma efetiva as habilidades atuais e futuras que necessitam desenvolvimento
-
32%
Restrições orçamentárias que impactam no investimento em contratações/treinamentos
-
32%
Concorrência do mercado por talentos capacitados
-
31%
A velocidade dos avanços tecnológicos torna a capacitação dos profissionais, por parte da empresa, mais difícil
- As empresas podem superar esses desafios e construir uma força de trabalho preparada para o futuro
Quando feito da forma correta, o investimento em programas de capacitação reduz o custo de aquisição de talentos digitais para o negócio, aponta Justin Rix, Head de Consultoria de Pessoas da Grant Thornton. Para ele, outros benefícios desta iniciativa são "a redução de atritos indesejados e a maximização da agilidade e da resiliência através do acesso a uma ampla gama de competências em toda a organização".
- Identifique futuras necessidades digitais e lacunas de competências a serem abordadas
É importante analisar onde você pode melhorar os dados e a alfabetização digital em toda a sua empresa. As soluções exigirão compreensão estratégica da visão e dos objetivos da empresa, colaboração entre os profissionais de Recursos Humanos e os líderes do negócio e interesse no investimento em ações que trarão retorno a longo prazo.
- Torne-se um empregador preferido para reter talentos digitais
As quatro principais iniciativas nas quais as empresas planejam investir são modelos de trabalho flexíveis; tecnologia e ferramentas digitais; cultura e marca empregadora; e iniciativas de bem-estar.
Uma forma de preencher futuras lacunas críticas de competências é fornecer caminhos claros de progressão na carreira e requalificar as pessoas com funções ou competências que já não são necessárias ao negócio. "O desenvolvimento estruturado ajuda os funcionários a visualizar sua carreira e o que precisam fazer em cada estágio”, finaliza Rix.

Como a Grant Thornton Brasil pode ajudar?
Conte com nossos especialistas para oferecer soluções customizadas, treinamentos, iniciativas de engajamento e capacitação para o seu negócio.
Insights relacionados
View more