ARTIGO

Covid-19: quais os impactos no setor de energias renováveis?

Assim como na crise financeira de 2008, é improvável que a pandemia provocada pela Covid-19 enfraquecerá o setor de energias renováveis, embora ainda seja muito cedo para dizer quanto tempo a crise permanecerá e o impacto a longo prazo que poderá ter em nossa economia global.

Abaixo, descrevemos alguns dos principais aspectos discutidos no mercado e algumas das mais relevantes considerações para avaliar o impacto de valuation nos investimentos existentes e futuros e ou eventuais impactos de auditoria.

Projetos operacionais

  • Geração: a capacidade de gerar energia não é um problema para projetos de energia renovável, principalmente aqui no Brasil, uma vez que ocupamos a terceira posição no ranking mundial, atrás de Índia e Chile, além de ser apontado como promissor devido a experiência e avanço da energia eólica e solar fotovoltaica na matriz energética, potencializadas por nosso clima, conforme Global Climatescope, o que faz com que o Brasil tenha vantagens competitivas relevantes para atrair investidos na área. Ao contrário do setor de transportes, os projetos de energia renovável não dependem do movimento de pessoas e, portanto, são mais resistentes a choques econômicos como os provocados pela Covid-19.

  • Preços de energia: preocupações apresentadas atualmente de um potencial declínio no uso de eletricidade e o impacto negativo nos preços à vista e nos PPA’s (Power Purchase Agreements) corporativos, caso a pandemia continue no médio prazo. Os consultores de mercado ainda não divulgaram suas previsões atualizadas de preços de energia, embora persista a visão de longo prazo de que o consumo de eletricidade continuará aumentando e o declínio que vem apresentando forma momentânea.

  • Operação e contratos de terceiros: Nesse estágio, não está claro se os gestores de ativos operacionais e os contratados de operações e manutenção (O&M) são considerados "trabalhadores essenciais". Embora seja reconhecido que o gerenciamento de ativos de projetos de energia renovável é amplamente realizado por meio de tecnologia, qualquer problema operacional sustentado exigirá a presença no local.

  • Estrutura de alavancagem e financiamento: Projetos de geração de energia, tradicionalmente alavancados por dívidas de longo prazo, possuem condições contratuais e convenants rígidos, e que precisam ser cumpridos, tanto no que tange aos contratos de financiamentos como em caso de contratos de concessões. Ainda estamos observando o comportamento desses credores do quanto flexibilizarão diante do cenário de instabilidade, assim como ocorreu em outros setores como o imobiliário. O que observamos, foram flexibilizações em condicionantes de limites de prazo de projetos em implantação de modo a não prejudicar os retornos esperados influenciados por instabilidade cambiais de preço etc.

Desenvolvimento de Projetos

Due diligence: Os processos de due diligence e assessorias técnicas podem ser prolongados no curto prazo pelas restrições globais de viagens.

Atrasos: De acordo com a Agência Internacional de Energia (EIA, da sigla em inglês), mais de 60% dos painéis solares do mundo são fabricados na China, o epicentro da Covid-19 do mundo, e foram levantadas preocupações sobre o desenvolvimento de novos projetos solares. Com instalações e máquinas, bem como a força de trabalho se tornando escassa, o impacto não se limita à indústria solar e foi observado um aumento nas comunicações de atrasos justificados por motivo de força maior no mercado de energia renovável.

Regras Contábeis

Decorrente do IFRS 15 e CPC 47 – receita de contrato com cliente – é importante observar as obrigações de performances para o devido reconhecimento da receita, bem como seus custos relacionados aos contratos com os clientes.

Por: Jade Palmer, diretora da Grant Thornton UK, Élica Martins sócia de Auditoria, e Hugo Luna, sócio de Transações, da Grant Thornton Brasil.

Como podemos auxiliar a sua empresa nesse momento?

Embora seja muito cedo para prever por quanto tempo os efeitos da pandemia persistirão, as equipes de Transações da Grant Thornton realizam análises e oferecem soluções estratégicas para os mais diversos negócios superarem esses tempos de incerteza elevada.

Entre em contato conosco