Como o conselho pode manter seu papel e, ao mesmo tempo, incentivar o uso responsável da IA pelas empresas?
![Socio Chris Smith]()
“Primeiro, crie espaço em todas as conversas de gerenciamento para perguntar como a IA está conectada à tomada de decisões”, disse Chris Smith, Chief Strategy Officer da Grant Thornton. “Em segundo lugar, introduza uma abordagem sistemática e uma estrutura para que essas conversas se tornem uma recorrente. E terceiro (mas não menos importante), implemente tecnologias seguras de IA para melhoria do desempenho no nível do conselho, a fim de modelar os comportamentos que você gostaria que a administração adotasse.”
“Como a IA representa uma disrupção significativa, é apropriado que os conselhos se aprofundem um pouco mais do que o normal. Quando há uma interrupção massiva que pode ter um impacto tão grande, ainda é necessário ‘confiar, mas verificar um pouco mais profundamente’. ”O cenário está repleto de exemplos de impacto negativo da marca relacionados à IA, destacando a importância de alcançar o alinhamento da ética da IA com a gestão. Podem surgir problemas quando um projeto é avaliado em relação a uma única prioridade e acaba causando riscos invisíveis a outros.
“Se uma empresa planeja implementar IA para melhorar o serviço ao cliente, mas também assumiu um compromisso público para reduzir o consumo de energia, é importante abordar estas prioridades éticas potencialmente conflitantes”, disse Smith. “A energia necessária para alimentar a IA pode criar pontos de tensão para certas empresas com base na filosofia da marca ou no ‘E’ da sua missão ESG.”