Gateway Cities

Monterrey: a região mais avançada do México

Com uma força de trabalho altamente qualificada e excelentes perspectivas de crescimento, Monterrey é uma escolha óbvia para empresas internacionais que desejam entrar nos mercados mexicano e latino-americano.

"Monterrey e o estado mais amplo de Nuevo León são conhecidas como a região mais avançada do México", diz Mauricio , sócio da Salles Sainz-Grant Thornton no México.

"A economia do estado cresceu 4% em 2017 e 3% em 2018, e sua proximidade com os Estados Unidos significa que Monterrey desempenha um papel importante como um ponto de logística estratégica para o comércio entre os EUA e a América Latina."

Investimento sólido

O status atual de Monterrey foi construído em sua história de atividade industrial, juntamente com a capacidade da região de promover a concorrência e sua força de trabalho altamente produtiva, diz Brizuela.

"Nuevo León é um terreno fértil para trabalhadores e profissionais qualificados", acrescenta ele. "Existem 100 universidades no estado, que ajudam a fornecer a força de trabalho para as muitas empresas estrangeiras que foram estabelecidas aqui."

Isso inclui a fabricante de brinquedos Lego, que chegou há uma década, e a Mondelez, uma divisão da Kraft Foods que montou a maior fábrica de biscoitos do mundo em Monterrey. Em 2016, a KIA Motors também abriu uma planta de produção de US$ 3 bilhões na vizinha Pesquería.

Além disso, metade das 20 maiores empresas do México – incluindo o especialista em materiais de construção Cemex e o conglomerado Grupo Alfa – tem sede na região de Monterrey. E o influxo de investimentos estrangeiros e domésticos não mostra sinais de desaceleração.

Um relatório recente publicado pelo Instituto Nacional de Inovação e Transferência de Tecnologia de Nuevo León sugere que Monterrey terá o mais alto nível de Produto Interno Bruto (PIB) em toda a América Latina até meados do próximo década.

Suporte governamental

O governo local apoia o investimento estrangeiro com incentivos que variam de terras subsidiadas, programas de treinamento e taxas mais baixas de imposto sobre a folha de pagamento, dependendo da quantidade de novos empregos criados ou do nível de investimento planejado.

“A lei de desenvolvimento econômico de Nuevo León, aprovada pelo congresso local em junho de 2019, compreende uma seleção de incentivos para atrair investimentos nacionais e estrangeiros”, explica Brizuela. "Por exemplo, as empresas podem obter um desconto de até 95% do imposto sobre os salários por até cinco anos."

Ele acrescenta: “o México como um todo possui uma rede de 12 acordos de livre comércio com 46 países, principalmente a USMCA - o acordo projetado para substituir o NAFTA -, além de 28 acordos de promoção e proteção recíproca de investimentos e nove acordos comerciais adicionais. "

Monterrey e Nuevo León também possuem excelente infraestrutura de transporte para apoiar o comércio com os EUA. A ponte Laredo Colômbia-Solidaridad liga Nuevo León e Texas, e o Centro de Comércio Internacional (CEFACIL), anexo à ponte, desempenha um papel significativo na aceleração da movimentação de mercadorias entre os dois países.

Uma porta de entrada para o México e a América Central

Não são apenas os acordos comerciais do México que são atraentes, pois o mercado local oferece oportunidades significativas para as empresas que chegam. Brizuela destaca: “Monterrey e sua região metropolitana estão crescendo a um ritmo acelerado, com pleno emprego, e níveis de renda e gastos médios mais altos do que os do resto do país.

“E este é um ótimo lugar para conquistar uma posição no mercado mexicano: o relatório Doing Business in Mexico 2017 colocou a cidade de Monterrey como número um em termos de facilitar a abertura de uma empresa.”

O apoio do governo e a força de trabalho disponível fazem de Monterrey uma porta de entrada atraente para empresas que desejam crescer na região.

Para saber mais sobre como entrar nos mercados latino-americanos, entre em contato com a Salles Sainz-Grant Thornton, no México.

Monterrey | Fast Facts

Localização: Capital de Nuevo León no nordeste do México
Fuso horário: Horário de verão central GMT - 05:00
População: 4,8 milhões
PIB: US$ 123 bilhões (PPC)
Pontos fortes industriais: fabricação pesada, aço, peças automotivas; quase metade da produção de eletrodomésticos do México é realizada em Nuevo León.
Setores em crescimento: serviços de TI
Acesso regional: a Cidade do México fica a 705 km, 1h30m por via aérea. Houston, Texas, fica a 660 km de distância, conectada pela ponte Laredo Colômbia-Solidaridad e também a 1h30m de avião.