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Auditoria e revisão das demonstrações financeiras
Asseguração da credibilidade das atividades contábeis da sua empresa em acordo com a legislação e normas vigentes
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Assessoria em temas contábeis
Profissionais especializados para auxiliar na qualidade, comparabilidade e transparência das informações financeiras no seu negócio
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Mercado de capitais
Análises completas dos processos da sua empresa e suporte na preparação para operações estratégicas por meio de captação
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Compliance contábil, trabalhista e fiscal
Diagnósticos e assessoria permanentes em temas contábeis, fiscais e trabalhistas, bem como quanto aos controles internos relacionados
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Atestação SOC
Opinião independente que atesta o compromisso de empresas prestadoras de serviços com controles internos sólidos
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Diagnósticos pré-auditoria
Diagnósticos voltados para preparação das empresas, capazes de oferecer suporte de acordo com o propósito e necessidades do negócio
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Laudos de avaliação para fusões, cisões e incorporações
Avaliação técnica dos ativos líquidos a valor contábil ou dos ativos líquidos contábeis ajustados a preços de mercado
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Asseguração de relatos integrados e relatórios de sustentabilidade
Ferramenta diferencial de prestação de contas e de demonstração do engajamento das organizações com relação às práticas sustentáveis
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Asseguração de relatórios não financeiros
Nossa abordagem permite aumentar a credibilidade dos relatórios, refletindo positivamente na reputação da empresa
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GT Digital
Entendemos as necessidades específicas de cada empresa e aplicamos uma profunda experiência em tecnologia, dados, nuvem e automação.
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Consultoria empresarial
Abordagens compatíveis com tecnologias que suportam a tomada de decisões corporativas e estimulam a inovação
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GRC - Governança, Riscos e Compliance
Gerenciamento de riscos, melhoria de processos para alcançar objetivos estratégicos
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Transações
Desempenho das operações e estrutura de capital para viabilizar transações corporativas mais eficientes
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Reestruturação e Recuperação de Empresas
Planos assertivos e ações ágeis para recuperar a estratégia e desempenho da sua empresa
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FIDS – Forensic, Investigation & Dispute Services
Identificação, proteção e prevenção de riscos para preservar a integridade e segurança empresarial
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Mediação Empresarial e Administração Judicial em Recuperação de Empresas
Equipes e estruturas globais para atuar com o profundo conhecimento, legalidade e ética que a questão requer
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Tributos diretos
Estratégias ágeis de atendimento às legislações e viabilização de incentivos fiscais regionais e setoriais
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Tributos indiretos
Suporte especializado para mitigar riscos decorrentes da complexidade e diversidade de legislações e jurisprudências e identificar oportunidade de otimização da carga tributária
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Global Mobility Services
Programas de mobilidade internacional em conformidade com a legislação fiscal local e custos otimizados
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Trabalhista e previdenciário
Auxílio em todas as etapas da governança trabalhista e previdenciária, identificação de oportunidades e riscos de acordo com o momento atual e as perspectivas futuras
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Tributos internacionais
Análise e planejamento de cenários em diferentes jurisdições, com integração ao cenário brasileiro
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Preço de transferência
Revisão ou elaboração dos cálculos que permitam o mais assertivo cumprimento em operações com o exterior
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Escrituração contábil
Soluções integradas e automação dos processos contábeis para prevenir autuações perante as autoridades fiscais e reduzir custos
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Compliance tributário
Organização dos processos fiscais com especialistas dedicados para evitar inconsistências e identificar oportunidades de otimização da carga tributária
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Folha de pagamento
Terceirização da administração da folha de pagamento, garantindo compliance com todas as atualizações legais, governamentais e sindicais
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Gerenciamento financeiro
Controle das contas a pagar e a receber para viabilizar iniciativas de investimento e outras estratégias focadas no core business
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BPO
Agilidade e economia os negócios por meio de metodologias próprias e automação de processos utilizando inteligência artificial
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Soluções para startups estrangeiras
Planejamento e estruturação conforme as exigências tributárias locais com rapidez e eficiência para trazer solidez ao negócio
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Business Intelligence
Criação de indicadores customizados de acordo com as necessidades e desafios dos negócios, gerando respostas ágeis e eficazes às mudanças do mercado
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Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
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Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
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Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
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Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
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Serviços Atuariais
Soluções eficazes para auxiliar o mercado de transferência de riscos com normas para provisões e solvência
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Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
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Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
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Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
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PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
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Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
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Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
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RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
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RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
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Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
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Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
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Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
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Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
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Work-life balance e benefícios
Promover ambientes de trabalho saudáveis e que atendam às mais diversas necessidades pessoais e profissionais de nossos colaboradores exige flexibilidade nas práticas e políticas internas.
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Aprendizado e desenvolvimento
Mantemos uma cultura de aprendizado e crescimento contínuo, encorajando nossos profissionais a aproveitar oportunidades e atingir todo o seu potencial.
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Programa de Diversidade
Acreditamos no poder da diversidade e do respeito na construção de uma sociedade mais justa, harmoniosa e tolerante. Pensando nisso, a Grant Thornton Brasil criou o Programa de Diversidade e Inclusão.
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Sustentabilidade
Acreditamos na necessidade das organizações integrarem aspectos econômico-financeiros, de governança e socioambientais em seus processos de gestão para viabilizar ambientes de negócios melhores e mais transparentes.
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Processo de candidatura
São apenas cinco etapas para começar sua carreira na Grant Thornton!

Parte dessa constatação decorre da entrada em vigor da Resolução CVM 59 em 2 de janeiro de 2023, que introduziu seções específicas sobre ESG no Formulário de Referência (FR) das companhias abertas. Dentre as alterações, consta uma seção específica para que as empresas expliquem se existe um relatório de sustentabilidade, onde está disponível, qual o arcabouço conceitual utilizado na produção do relatório, quais os critérios de materialidade etc. Caso algum desses itens não seja praticado pela companhia aberta, há um subtópico específico para que ela explique o porquê da decisão de não ter um relatório de sustentabilidade e o porquê de não usar um critério de materialidade, enfim, para cada um dos requerimentos é preciso explicar o porquê de não se ter adotado.
Além desta seção específica, outras informações foram adicionadas em outras seções do FR, por exemplo, fatores de risco relacionados a ESG, o impacto das metas ESG na remuneração dos administradores e informações sobre a força de trabalho, como gênero e diversidade.
Essas mudanças foram impulsionadas por vários fatores, mas os mais importantes, além da importância da sustentabilidade em si, são a percepção dos clientes sobre quão sustentável a companhia é e qual o impacto dessas práticas na propensão do cliente em consumir (ou não) produtos e serviços da companhia, baseado nessas práticas; percepção da força de trabalho e demais stakeholders; atendimento aos requerimentos cada vez mais exigente da cadeia de suprimentos; melhores avaliações de credores e investidores quanto à avaliação da empresa e seu risco de crédito, e compliance das leis e regulamentos, com o objetivo de evitar penalidades.
Importante mencionar que isto é só o começo. Apesar de já haver várias fontes de informação e vários arcabouços conceituais, existe grande expectativa sobre as novas normas emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). Este órgão criado recentemente tem por objetivo ser um “par” ou “irmão” do IASB, que emite os IFRS. Ambos estão sob o mesmo guarda-chuva do IFRS Foundation, sendo que o IASB se dedica às tradicionais IFRSs e o ISSB se dedica às IFRS S, onde o “S” significa Sustentabilidade. Já foram emitidas duas minutas de normas que devem ter um formato final ainda no primeiro trimestre de 2023. A primeira norma, IFRS S1 Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade, descreve um arcabouço conceitual para informações sobre sustentabilidade, muito baseado nas orientações do Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD), força tarefa criada pelo G20 em 2015 para prover orientações sobre os relatórios de sustentabilidade. A segunda minuta é a do IFRS S2 – Divulgações Relacionadas ao Clima – que trata especificamente dos relatórios voltados para os impactos das mudanças climáticas.
A aplicação prática de todas essas mudanças e a disponibilidade dessas informações como um requerimento do mercado de capitais será um desafio jamais visto em reportes financeiros por gerações. No passado vivemos um momento similar, ainda mais desafiador que o enfrentado pelos contadores e profissionais de finanças há aproximadamente cem anos, época em que o mercado de capitais, ainda incipiente, tentava entender que tipo de informações seria fornecida aos investidores para tomar suas decisões de investimento. Época em que se discutia o que era ativo, passivo e resultado. Agora, estamos vivendo esse momento em relação aos reportes de sustentabilidade.
E o que são riscos e oportunidades nesse contexto? O que seria material a ponto de ser reportado? Como todas essas informações seriam comparáveis, dada toda a subjetividade envolvida em várias dessas mensurações? Como essas informações seriam verificadas a ponto de serem usadas por investidores em suas decisões? Todas estas questões ainda estão sendo discutidas e, possivelmente, cada uma delas seria tema para um artigo específico. No entanto, apenas falando de materialidade como um exemplo dos desafios, a minuta do IFRS S1, no item 57, define informação material como as informações financeiras relacionadas à sustentabilidade que fornecem insights sobre fatores que poderiam razoavelmente influenciar as avaliações dos usuários primários sobre o enterprise value de uma companhia, ou seja, que poderia impactar a avaliação do valor de mercado da companhia.
O desafio que se apresenta é tornar tangível um tema que facilmente cai na abstração. Quais riscos ESG tem de impactar o valor de mercado de uma empresa? Quais ações consideradas ESG são realmente relevantes para o negócio? A questão aqui não é se as ações atualmente praticadas devem ou não ser descontinuadas ou expandidas. O que se discute são quais informações são suficientemente importantes para os investidores avaliarem as empresas. Esse diagnóstico pode identificar riscos que originalmente não estavam mapeados ou excluir riscos que atualmente são tratados como relevantes.
Em resumo, chegou o momento de colocar no papel o que está sendo feito em relação às práticas ESG ou explicar o porquê de não estar sendo feito. Essa situação de “pratique ou explique” é o primeiro passo para o que parece ser um novo conjunto de demonstrações financeiras, que deverão ser fornecidas aos investidores das companhias abertas. E a tendência é que companhias fechadas passem a ter o mesmo requerimento seja de credores, cadeia de fornecimento, clientes e demais stakeholders.
Gostaria de aprofundar essa discussão com os nossos especialistas?
Contate-nos para tratarmos do tema de acordo com a realidade e necessidades do seu negócio.