- Global reach
- África
- Américas
- Ásia Pacífico
- Europa
- Médio Oriente
Auditoria HOME
- Auditoria e revisão das demonstrações contábeis
- Assessoria em temas contábeis
- Mercado de capitais
- Compliance contábil, trabalhista e fiscal
- Atestação SOC
- Diagnósticos pré-auditoria
- Laudos de avaliação para fusões, cisões e incorporações
- Asseguração de relatos integrados e relatórios de sustentabilidade
- Asseguração de relatórios não financeiros

Com o PIX – novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central – as empresas poderão contar com essa tecnologia para realizar pagamentos cotidianos e, inclusive, quitar suas obrigações tributárias junto à Receita Federal do Brasil (RFB).
De forma a facilitar a arrecadação, a RFB anunciou que o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), principal documento de arrecadação do governo federal, contará com um QR Code, que permitirá o pagamento por meio do PIX.
Essa mudança acontecerá em algumas fases:
- Inicialmente, a novidade está disponível apenas para as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb);
- Ainda em dezembro, a Receita Federal pretende incorporar esse novo procedimento de recolhimento ao Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), utilizado por todos os empregadores domésticos;
- A partir de janeiro de 2021, o QR Code será incorporado também ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), facilitando os pagamentos feitos mensalmente por microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais.
De acordo com a RFB, a intenção é que ao longo de 2021 todos os documentos de arrecadação administrados pela entidade apresentem o QR Code PIX.
Como a Grant Thornton Brasil pode auxiliar?
Contamos com uma equipe especializada para assessorar as empresas em matérias fiscais, trabalhistas e previdenciárias, incluindo adequações e atualizações ao novo sistema de pagamento do Banco Central.