Perspectivas positivas aumentam grau de confiança
“Podemos observar que, com algumas medidas que foram tomadas para o ajuste fiscal brasileiro, principalmente, a aprovação da Reforma da Previdência, as perspectivas positivas do empresariado quanto ao futuro da economia brasileira aumentaram relativamente. Isso, porque a Reforma trouxe maior confiança na agenda do Estado Brasileiro, de que estamos entrando num novo ciclo de agenda positiva, onde esperamos uma célere tramitação e aprovação das medidas necessárias. Pois, o empresariado vê com bastante otimismo as reformas que ainda estão por vir, como a Tributária e a Administrativa. Além disso, outras iniciativas, como marcos regulatórios, privatizações e concessões, tendem a acelerar e aumentar ainda mais o grau de confiança de que a economia brasileira vai crescer de forma sustentável nos próximos anos”, afirma Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton Brasil.
Setores beneficiados
A pesquisa também aponta que o setor de construção civil deve se beneficiar bastante caso as expectativas do empresariado se concretizem no Brasil. Isso porque 49% dos empresários esperam realizar investimentos em novos edifícios. Nesse quesito, o Brasil é o 6° colocado no ranking global, já que entre os outros países pesquisados é de 33% apenas.
O que reflete o otimismo brasileiro também quando perguntado sobre maquinário e novas instalações, com 52% dos entrevistados esperando um aumento neste sentido, o que representa 7% a mais em relação à pesquisa no semestre anterior.
Indicadores
Confira na tabela abaixo todos os indicadores que refletem o otimismo do empresariado brasileiro no segundo semestre de 2019 e a diferença porcentual em relação ao período imediatamente anterior: