- Global reach
- África
- Américas
- Ásia Pacífico
- Europa
- Médio Oriente
- Auditoria e revisão das demonstrações contábeis
- Assessoria em temas contábeis
- Mercado de capitais
- Compliance contábil, trabalhista e fiscal
- Atestação SOC
- Diagnósticos pré-auditoria
- Laudos de avaliação para fusões, cisões e incorporações
- Asseguração de relatos integrados e relatórios de sustentabilidade
- Asseguração de relatórios não financeiros
Foi veiculado, em 23/08/2021, o Parecer COSIT nº 10, de 01/07/2021, com esclarecimentos sobre o entendimento do referido órgão acerca dos impactos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas à fixação da tese “O ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da COFINS”.
Destaca-se que o normativo em questão faz parte de um processo judicial que tramita no Tribunal Regional Federal da 3ª Região e ainda aguarda manifestação da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional para sua efetiva vigência.
De forma bastante resumida, o Parecer COSIT traz as seguintes definições:
- na apuração da Contribuição para o PIS e da COFINS incidentes sobre a venda, o valor do ICMS destacado na Nota Fiscal deve ser excluído da base de cálculo, visto que não compõe o preço da mercadoria; e
- na apuração dos créditos da Contribuição para o PIS e da COFINS a descontar, o valor do ICMS destacado na Nota Fiscal deve ser excluído da base de cálculo, visto que não compõe o preço da mercadoria.
No tocante ao item “a”, nenhuma novidade se apresenta, pois esse é o posicionamento do STF que definiu a exclusão do imposto estadual da base das contribuições em comento.
Com relação ao item “b”, o Parecer traz inovação ao estabelecer que o ICMS também deve ser excluído da base dos créditos da Contribuição para o PIS e da COFINS, situação que certamente trará impactos relevantes aos contribuintes.
Dúvidas sobre como essa decisão impacta a sua empresa?
Nossos profissionais especializados estão à disposição para auxiliar em matérias fiscais, trabalhistas e previdenciárias.