
Resiliência permanece, mas desconforto segue crescendo no middle-market
Os líderes do mercado intermediário mundial estão cada vez menos otimistas com as perspectivas econômicas para os próximos 12 meses, expressando uma queda de 2 pontos percentuais em relação ao 1º trimestre de 2025 e chegando a um índice de otimismo de 71%, de acordo com o último levantamento do International Business Report (IBR), estudo global realizado pela Grant Thornton, relativo ao 2º trimestre deste ano.
Seguindo essa tendência, o empresariado de médio porte também apresentou preocupação com a incerteza econômica, chegando a 61%, um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao período anterior.
No Brasil, os indicadores revelam um cenário de estabilidade nas expectativas das lideranças, que seguem atentas aos desdobramentos da economia global, especialmente diante das recentes discussões acerca de mudanças tarifárias implementadas pelos Estados Unidos. Após iniciar o ano com acentuada queda, o índice de otimismo do empresariado ganhou pequeno fôlego de 2 pontos percentuais, chegando a 64% no segundo trismestre, com intenções de aumento nos investimentos em áreas como Branding, Tecnologia e Sustentabilidade.
Sobre o IBR
O IBR é uma pesquisa global realizada desde 1992. Os indicadores revelam o nível de otimismo e a perspectiva de mais de 15 mil empresas de médio porte, em 35 economias no mundo, sobre a saúde dos negócios, considerando o desempenho esperado, os planos de investimento e quaisquer restrições previstas nos próximos 12 meses.
Desafios ao crescimento para empresas brasileiras
Intenções de investimentos das empresas brasileiras

HUB IBR
Reunimos todas as divulgações do International Business Report (IBR) em um só lugar para você conferir a série histórica dos indicadores da principal pesquisa com empresas de médio porte global.
Insights relacionados
Veja mais
