Fatores que podem afetar a avaliação de uma empresa
Existem vários fatores internos e externos que influenciam o valor. Alguns dos principais fatores internos – sobre os quais os proprietários têm maior controle e capacidade de rastrear e mensurar – incluem:
Receita robusta
Negócios com receitas recorrentes robustas têm capacidade de exigir preços mais elevados. As estratégias para melhorar negócios recorrentes envolvem bons processos de retenção de clientes, o que inclui ouvir as necessidades de seus compradores. O segredo é tornar os clientes os mais fiéis possíveis.
Lucro alto
A receita precisa fluir para o resultado final. Em última análise, a maioria das pequenas e médias empresas será avaliada com referência aos seus lucros ajustados.
Capital de giro
Existem várias estratégias para otimizar o capital de giro, mas sua implementação exige compromisso e tempo. Isto pode significar concentrar-se nos níveis de estoque, mantendo menos inventário, reduzindo dívidas, enviando as faturas o mais cedo possível e tendo bons controles de crédito e relações sólidas com os seus fornecedores para negociar boas condições de pagamento.
Informações financeiras
Boas informações financeiras ajudam a administrar o negócio e a tomar decisões no dia a dia, além de colaborar para a análise holística e estratégica do seu negócio. Elas também permitem medir e acompanhar o progresso em relação aos KPIs financeiros. Isso é importante se você tiver um plano plurianual para crescer e sair do negócio. Além disso, investidores e compradores de fora do negócio precisam ter confiança nos números que você lhes apresenta.
Escala e eficiência do seu modelo de negócio
Garanta que os processos e sistemas permitam o crescimento sem aumentos proporcionais de custos. Isso é feito investindo na tecnologia certa para o seu negócio e tendo operações eficientes. Outra consideração é a força e a diversidade de sua base de clientes e de seus relacionamentos com fornecedores em geral. Quanto mais diversificado você for, mais mitigará seu risco.
Equipe de gestão
Ser capaz de mostrar que o negócio pode funcionar perfeitamente sem o seu envolvimento diário. Isto pode aumentar substancialmente o valor num mercado de trabalho desafiador. A retenção de pessoas é mais importante do que nunca para poder administrar um negócio sustentável.