Insights

Divulgação de GEE no IFRS S2

Divulgação IFRS Banner
Destaques

Em 2023, o International Sustainability Standards Board (ISSB) emitiu suas duas primeiras Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS: o IFRS S1 – que dispõe de Requisitos Gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade, e o IFRS S2 – sobre Divulgações Relacionadas ao Clima.  

Como resultado do feedback de investidores e partes interessadas, o ISSB também ofereceu medidas de alívio na transição, incluindo a opção de relatórios com foco prioritário no clima (climate-first). 

Desde o lançamento inicial dos padrões IFRS SDS e das orientações subsequentes de transição, houve uma demanda significativa por materiais educativos que auxiliem preparadores e profissionais na interpretação e aplicação dos padrões. 

Em resposta a essa demanda — e ao compromisso da Fundação IFRS com a implementação de seus novos padrões — foram lançados materiais educativos de apoio.

Materiais Educativos

Os primeiros materiais educativos, lançados em março de 2025, intitulados como
Applying IFRS S1 when reporting only climate-related disclosures in accordance with IFRS S2”, fornecem orientações práticas sobre como relatar informações exclusivamente climáticas ao utilizar a opção de transição climate-first.

O material mais recente, lançado no final de maio de 2025 e intitulado
Greenhouse Gas Emissions Disclosure requirements applying IFRS S2 Climate related Disclosures”, tem como objetivo ajudar os usuários a entender os requisitos de mensuração e divulgação das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no IFRS S2.

Análise dos nossos especialistas

Com o lançamento desses materiais educativos, as entidades encontraram maior suporte para compreenderem os requisitos estabelecidos nos padrões IFRS SDS, além da disposição do ISSB em responder ao feedback das partes interessadas. 

O foco está em responder a perguntas sobre a justificativa por trás de certos requisitos relacionados aos GEE, como os materiais do Protocolo GHG podem ser utilizados em relação ao IFRS S2, e aspectos específicos dos requisitos relacionados às emissões de GEE. 

Nenhum dos materiais tem a intenção de alterar os requisitos dos padrões, mas sim apoiar as entidades na sua implementação inicial.