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Reunimos esforços para auxiliar no gerenciamento dos impactos da Covid-19 nos negócios. Saiba mais.

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Como potencializar os negócios apesar das incertezas econômicas?

Global Business Pulse

Embora a pandemia esteja, ainda, desafiando as empresas globalmente, o Global Business Pulse da Grant Thornton revela que a reação tem sigo ágil, com evolução dos serviços e modelos de negócios para enfrentar os impactos. Neste artigo, exploramos o impacto contínuo da pandemia e como as empresas podem continuar avançando apesar da incerteza econômica.

A Covid-19 desafiou as empresas de serviços profissionais, antecipando a implementação do trabalho remoto em escala, preparando-as para uma possível redução nas receitas de seus clientes e ajustes de estratégias de negócios às condições de mercado e comportamentos do cliente em acelerada mudança.

No entanto, nosso novo índice de acompanhamento da saúde das empresas do middle-market mostra que, embora o impacto do coronavírus tenha sido amplo, talvez não seja tão profundo quanto o previsto. As empresas de serviços profissionais tiveram um desempenho relativamente bom diante dos desafios. Mais de um quinto (22,3%) antecipa que aumentará o volume de trabalho e, consequentemente, suas receitas para 2020, com 7% antecipando um aumento de 10% ou mais. Isso torna os serviços profissionais um dos três setores de melhor desempenho em nosso índice, junto com tecnologia, mídia e telecomunicações e petróleo e gás.

Papel da consultoria para impulsionar o crescimento

À medida que os mercados se recuperam e os clientes aumentam a resiliência, o trabalho de consultoria está impulsionando o crescimento.

Sean Denham.png“A maioria das empresas de serviços profissionais resistiu”, observa Sean Denham, sócio da Grant Thornton US e líder global de serviços profissionais. “Do final de março a julho, houve uma queda em certas disciplinas de consultoria de não conformidade. Quando grandes empresas estavam lidando com a Covid-19, sua primeira reação foi pressionar o botão "pausar" em todo e qualquer gasto possível. No entanto, as empresas com receitas de mais de US$ 200 milhões agora estão voltando aos seus hábitos de compra. Eles têm objetivos a cumprir e precisam de ajuda para alcançá-los. É aí que entram as empresas de serviços profissionais.”

Tim Klatte round.pngTim Klatte, sócio da Grant Thornton China, observa que muitas PME’s chinesas foram forçadas a fechar temporariamente ou demitir trabalhadores durante os dois primeiros trimestres de 2020, enquanto lutavam com a interrupção do fluxo de caixa e a incapacidade de se recuperar do bloqueio. Essa tendência começou a ser revertida na primeira metade do terceiro trimestre, e a economia chinesa parece pronta para continuar sua recuperação no quarto trimestre.

“A necessidade de serviços de empresas profissionais voltou. É um termômetro de esperança para a indústria, uma vez que a recuperação ocorreu de forma estruturada com instruções do governo”, diz Klatte.  

Grandes empresas em todo o mundo estão particularmente interessadas em investir na implementação de sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), o que lhes permitirá integrar seu pessoal, processos e tecnologias e gerenciar seus negócios de forma mais eficaz. Eles também estão usando as novas ofertas da Covid-19 relacionadas à resiliência de empresas de consultoria.

Novos desafios, novos serviços

As empresas de consultoria ajustaram seus modelos de negócios rapidamente em resposta à pandemia, pegando as ofertas existentes e aprimorando-as para atender às necessidades atuais das empresas. Essas ofertas aprimoradas para os clientes incluem previsão e modelagem de fluxo de caixa, suporte à negociação com bancos e consultoria de capital humano, incluindo compensação e redução da força de trabalho.

A crise afetou empresas de diferentes portes de maneiras diferentes. Denham observa que as empresas com receitas de US$ 100 milhões ou menos tendem a sentir o impacto mais do que suas contrapartes maiores – muitas vezes porque não tinham infraestrutura tecnológica adequada antes do início da pandemia. Como resultado, eles estão apresentando maior dificuldade para se recuperar, o que inevitavelmente tem um impacto indireto nas empresas de serviços profissionais que os atendem.

Ao mesmo tempo, desafios contínuos, especialmente em certos setores, estão exigindo mais esforços sobre o amplo setor de serviços empresariais, que inclui organizações de agências de marketing a escritórios de arquitetura. Os imóveis comerciais, por exemplo, foram dramaticamente afetados pela crise, com muitos projetos cancelados ou interrompidos. Isso impacta os escritórios de arquitetura que foram contratados para projetar esses projetos. É revelador que apenas 12,3% das empresas de serviços empresariais em nosso índice esperavam que suas receitas crescessem em 2020, enquanto 16,7% esperavam uma queda de até 9%.

Devido às condições variáveis ​​do mercado, é essencial que as empresas de serviços profissionais monitorem de perto os padrões de compra de seus clientes. Juntamente com o monitoramento regular do mercado, uma comunicação mais proativa com os clientes existentes e em potencial permitirá que eles alinhem seus serviços com as oportunidades, tanto hoje quanto no futuro.

Cautela em relação ou futuro

A pandemia evidenciou a resiliência financeira das empresas de serviços profissionais. Mais de um quarto (27,8%) afirmam que podem continuar a negociar com os fundos existentes sem a necessidade de cortar custos ou reestruturar.

Peter Gamson.pngPeter Gamson, sócio e líder de práticas profissionais da Grant Thornton UK, também observa que muitas empresas relataram uma melhoria na gestão do capital de giro. Como disse um sócio sênior: “parece estranho que tenha havido uma pandemia global para aumentar a gestão do capital de giro, mas consideraremos isso como um resultado”.

No entanto, como os líderes empresariais encaram cada vez mais a incerteza econômica como uma restrição, eles permanecem cautelosos quanto ao futuro. Quase metade (46,1%) revisou seu orçamento anual e/ou postergou ou cancelou novos investimentos. Mais de um terço (37%) prevê um declínio em suas receitas no próximo ano.

Denham acredita que existem alguns motivos para essa cautela. Em meio às preocupações com a queda da demanda e a incerteza econômica, as empresas continuam a avaliar quais de seus requisitos são "necessidades" ou "desejos". Isso influencia quando e como eles contratam empresas de serviços profissionais.

O cuidado também está relacionado à ameaça contínua à saúde representada pelo vírus. Nesse sentido, a China está dando um exemplo significativo. Klatte diz que “os rigorosos padrões implementados para conter a disseminação da Covid-19, incluindo verificações de temperatura e o uso de QR code de saúde para fornecer respostas instantâneas a quaisquer casos potenciais de infecção, resultaram na China liderando o caminho para outros países, ambos na região e globalmente. Eles estão definindo as melhores práticas para mitigar outro surto.”

O medo contínuo de novos surtos significa que há um pessimismo qualificado compreensível sobre o futuro para grande parte da população, mas também há motivos para otimismo. Certas habilidades, como auditoria e jurídica, serão sempre muito procuradas pelas empresas para trabalhos de compliance. Além disso, as empresas de serviços profissionais oferecem conhecimentos especializados que podem reforçar os recursos internos das empresas durante tempos difíceis.

“As melhores empresas do mundo sabem que não possuem todo o conhecimento necessário. Então, elas procuram assessores para ajudá-los, querendo os melhores insights, os melhores talentos e as melhores mentes. O modelo de negócios de grandes empresas costuma ser baseado em consultores e eles precisam de terceiros para ajudá-los a continuar a administrar seus negócios”, diz Denham.

Envolver as pessoas é essencial para a flexibilidade do modelo de negócios

Uma grande vantagem que as empresas de serviços profissionais têm sobre as empresas de outros setores é sua capacidade de adaptação ágil diante das mudanças. Elas tendem a ser menos alavancadas do que muitos setores e não têm grandes quantidades de recursos financeiros em estoque. Em vez disso, eles contam com capital humano, que podem aumentar ou diminuir de acordo com seu fluxo de demanda, além de requalificar seu pessoal para se concentrar em novas áreas.

Gamson observa que muitas empresas alteraram seu modelo de negócios desde a última recessão para permitir-lhes redistribuir mais prontamente as competências seniores de uma parte de seus negócios para outra. “Desta vez, esses indivíduos mudaram mais facilmente para trabalhar com colegas de reestruturação e insolvência em trabalho de consultoria sob demanda.”

Conor Farley.pngNa Austrália, as empresas de serviços profissionais responderam à Covid-19 reduzindo suas despesas gerais e procurando diminuir o custo de seu ativo mais valioso – seu pessoal. “Os sorteios dos parceiros de ações foram reduzidos, aumentos salariais e bônus foram adiados ou cancelados e os funcionários foram solicitados a tirar férias anuais”, disse Conor Farley, sócio da Grant Thornton Austrália. “Em alguns casos, os funcionários aceitaram salários mais baixos com ou sem redução proporcional nas horas.”

De acordo com o índice, 27,7% das empresas de serviços profissionais tomaram ou planejam tomar decisões difíceis sobre pessoal como parte de sua estratégia Covid-19 para garantir a continuidade e a viabilidade dos negócios. Isso inclui desligamentos, utilização de mecanismos de apoio governamental, redução de salários e oferta de licença por tempo indeterminado. “As empresas profissionais analisaram seu custo de receita e fizeram ajustes para garantir que seu fluxo de caixa seja forte o suficiente para sustentar seus negócios. O capital humano tem a capacidade de flexibilizar muito mais facilmente do que outras áreas”, diz Denham.

O executivo ressalta, no entanto, que a gestão do capital humano acarreta altos riscos de reputação se não for tratada com sensibilidade. As empresas com maior probabilidade de se desenvolverem com sucesso serão aquelas com uma cultura forte e que desenvolveram confiança e boa vontade entre seus funcionários. Na verdade, mesmo nestes tempos difíceis, as empresas precisam demonstrar integridade e incorporar seus valores essenciais em seu DNA. A cultura de uma empresa pode ser sua vitrine para os clientes e sua maior ferramenta de recrutamento e retenção para seu pessoal.

Adaptando-se à mudança

Até o momento, muitas empresas de serviços profissionais conseguiram navegar na crise da Covid-19 sem implicações drásticas. Suas equipes de liderança fortalecidas e cada vez mais diversificadas, balanços sólidos, ofertas inovadoras, investimentos em tecnologia e modelos de negócios resilientes têm permitido que flexibilizem seu capital humano de maneira eficaz.

Na China, as empresas de serviços profissionais estão aproveitando as oportunidades de ajuste que surgiram com a rápida retomada do trabalho em todo o país e a reabertura da economia. Enquanto isso, na Austrália, muitas empresas de serviços profissionais mudaram sem problemas para o trabalho remoto, permitindo que parceiros e funcionários continuem prestando serviços enquanto trabalham em casa. “As empresas australianas de serviços profissionais esperam fornecer mais serviços digitalmente. Com mais pessoas trabalhando em casa do que antes, o investimento em tecnologia e segurança cibernética ganhará mais impulso”, explica Farley.

Então, como as empresas de serviços profissionais podem continuar a prosperar, apesar da incerteza econômica? Nosso índice constatou que as empresas de serviços profissionais já estão fazendo planos detalhados em relação à segurança do trabalho, recursos financeiros, liderança e gestão de pessoas. Denham também antecipa uma maior consolidação no mercado, à medida que empresas de serviços profissionais de alto desempenho aproveitam a oportunidade para fazer aquisições – potencialmente por um preço atraente. “Esta crise certamente pode acelerar a negociação. Acredito que as empresas que se prepararam e têm uma mentalidade aquisitiva farão negócios no setor”, conclui.

Avançando diante das incertezas

Na realidade, a Covid-19 acelerou muitas das mudanças que já estavam interrompendo as empresas de serviços profissionais no início deste ano. As empresas responderam à pandemia aproveitando ainda mais o poder da tecnologia, reavaliando sua proposta de talento e concentrando-se ainda mais intensamente na gestão de riscos de reputação. Agora, enquanto se preparam para os prováveis ​​desafios à frente, eles também devem repensar seus modelos de negócios para garantir que tenham o financiamento, as habilidades, as ferramentas e as estruturas de preços para capitalizar o que provavelmente será uma era de oportunidades, bem como um período de disrupção prolongada.

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