Conheça nossas abordagens ESG e saiba como podemos auxiliar a sua empresa diante das mudanças regulatórias locais e globais.

Os exemplos ilustrativos foram desenvolvidos pelo International Accounting Standards Board (IASB), em colaboração com o International Sustainability Standards Board (ISSB), para responder aos comentários de partes interessadas (stakeholders) sobre a insuficiência de informações relacionadas a incertezas — especialmente aquelas ligadas ao clima.
Os exemplos também abordam preocupações sobre possíveis inconsistências nas demonstrações financeiras ao cumprir os requisitos de divulgação das Normas Contábeis IFRS e das Normas de Divulgação de Sustentabilidade IFRS.
Exemplos ilustrativos sobre divulgação de incertezas
A série de exemplos publicada como “prévios” ilustra como as entidades podem aprimorar a divulgação de incertezas em suas demonstrações financeiras, evitando inconsistências no Relatório Anual. Embora os exemplos se concentrem principalmente em situações relacionadas ao clima, os princípios e requisitos ilustrados podem ser aplicados igualmente a todos os tipos de incertezas. A seguir, compartilhamos um resumo dos exemplos ilustrativos:
Exemplos ilustrativos
- Julgamentos de materialidade aplicando o parágrafo 31 da IAS 1 “Apresentação das Demonstrações Financeiras” [parágrafo 20 da IFRS 18 “Apresentação e Divulgação nas Demonstrações Financeiras”]
Ilustração de como uma entidade realiza julgamentos de materialidade no contexto das demonstrações financeiras. O exemplo contém dois cenários: um em que esses julgamentos levam a divulgações adicionais além das exigidas pelas Normas Contábeis IFRS, e outro em que não levam. - Divulgação de premissas: Requisitos específicos aplicando a IAS 36
Ilustração de como uma entidade divulga informações sobre as principais premissas utilizadas para determinar os valores recuperáveis de ativos. - Divulgação de premissas: Requisitos gerais aplicando a IAS 1
Ilustração de como uma entidade:
- pode ser obrigada a divulgar informações sobre premissas feitas sobre o futuro, mesmo que outras normas IFRS não exijam tal divulgação;
- identifica as premissas sobre as quais é necessário divulgar informações;
- determina quais informações sobre essas premissas devem ser divulgadas.
- Divulgação sobre risco de crédito aplicando a IFRS 7 “Instrumentos Financeiros: Divulgação”
Ilustração de como uma entidade pode divulgar informações sobre os efeitos de riscos específicos em suas exposições ao risco de crédito e práticas de gestão de risco de crédito, e como essas práticas se relacionam com o reconhecimento e mensuração de perdas de crédito esperadas. - Divulgação de informações desagregadas aplicando [IFRS 18]
Ilustração de como uma entidade pode desagregar as informações fornecidas nas notas sobre uma classe de ativos imobilizados (IAS 16) com base em características de risco distintas, se necessário para fornecer informações relevantes.
Normas Contábeis IFRS que ainda não estão em vigor na data desta publicação estão indicadas entre colchetes.
Status da prévia dos exemplos ilustrativos
Os exemplos ilustrativos ainda não foram aprovados pelo IASB. A expectativa é que o IASB publique os exemplos finais, juntamente com a Base para Conclusões, em outubro de 2025. Não são esperadas alterações materiais antes da finalização. Após a publicação final, os exemplos serão incluídos como exemplos ilustrativos na norma IFRS correspondente. Não haverá data de vigência para os exemplos ilustrativos, pois eles não alteram o texto atual das Normas Contábeis IFRS. Em outras palavras, eles entrarão em vigor imediatamente.
Visão dos nossos especialistas
Apoiamos a divulgação dos exemplos ilustrativos prévios, que devem melhorar a qualidade geral dos relatórios financeiros e garantir consistência com os relatórios de sustentabilidade. Acreditamos que a publicação de uma versão prévia dos exemplos ilustrativos proporcionará às entidades mais tempo para considerar possíveis ajustes em seus relatórios antes da versão final.
Todos os exemplos são de natureza não controversa e, em nossa visão, aumentam a clareza das Normas Contábeis IFRS impactadas. Encorajamos as entidades a considerarem a aplicação dos exemplos ilustrativos em suas demonstrações financeiras.
A publicação na íntegra pode ser acessada neste link.