INSIGHTS

Business Plan e Modelagem Financeira: como integrar esses conceitos para aumentar o valuation das empresas?

insight featured image
Com um cenário econômico mundial altamente competitivo, o mercado exige que as empresas sejam eficientes, demonstrem rápida adaptação e priorizem investimentos em processos que gerem valor aos seus acionistas.
Contents

Independentemente do estágio – startup, fase de expansão, se pretende captar novos recursos para os próximos desafios ou se deseja estruturar os seus processos e custos para atuar de forma mais eficiente – a empresa deve realizar avaliações para além do dia a dia operacional. É recomendado que os executivos façam, periodicamente, análises orientadas para o futuro verificando até que ponto os projetos propostos foram implementados e se os objetivos definidos estão sendo alcançados.

Para esse tipo de acompanhamento é sugerida a utilização de um business plan como ferramenta de gestão contínua na empresa, capaz de oferecer sinalização dos projetos que aumentam o valuation da companhia.

O que é um Business Plan?

O Business Plan de uma companhia traduz em números seus objetivos estratégicos, podendo ser utilizado na captação de novos investimentos e, ao mesmo tempo, funcionará como uma ferramenta gerencial. Além de apresentar metas financeiras e planos de faturamento, inclui evidências de que o negócio pode ser financeiramente bem-sucedido, com margens operacionais saudáveis e capacidade de geração de caixa no longo prazo.

Nada mais é do que um modelo financeiro utilizado para apoiar decisões de negócios. Bons modelos financeiros fornecem a possibilidade de que os executivos simulem o impacto financeiro de decisões estratégicas no valuation da empresa. Isto é, por meio de um Business Plan robusto, a administração consegue ter apoio no momento de decidir questões como:

  • “Devo mudar minha fábrica operacional para outro estado com o intuito de obter benefício fiscal?”
  • “Devo dobrar o tamanho da minha equipe ou continuar com o estágio atual até vender mais projetos?”
  • “É mais vantajoso optar pelo regime de tributação do lucro presumido ou lucro real?”  

 

Por que construir um Business Plan para a minha empresa?

Para a maioria dos gestores, potenciais credores e investidores, as projeções financeiras acabam sendo a parte mais importante de um plano de negócios. Ainda que outras seções do plano estejam bem elaboradas, a apresentação do plano financeiro provavelmente estará diretamente relacionada a chance de sucesso na captação, visto que impactará diretamente o bolso de um credor/investidor.

No contexto de uma transação, os investidores estão interessados nos ganhos futuros de um negócio. O potencial investidor está interessado no retorno esperado desse aporte e no racional de como o benefício econômico será efetivamente alcançado. Por isso, é fundamental que as companhias interessadas em garantir investimentos de bancos, entidades públicas ou outros terceiros possuam formas de apresentar os seus planos e objetivos de forma clara, estruturada e profissional.

Plano de negócios e o processo de modelagem financeira

A elaboração de um business plan que, além de servir como ferramenta gerencial, calcula de forma integrada e automática o valor da empresa analisada, pode ser apresentada como um diferencial. É possível combinar um documento de modelagem e simulações operacionais que com uma análise de companhias comparáveis, cálculo de capital de giro, estudo da necessidade de investimentos em manutenção e através da criação de uma taxa de desconto que mensura o risco exigido pelo investidor, entrega o valor da empresa refletido naquele plano de negócios.

Contar com a utilização de métodos de avaliação aceitos internacionalmente é de extrema relevância. Antecipamos que a metodologia mais adotada nesses casos segue a abordagem da renda e utiliza o método de fluxo de caixa descontado (DCF) – mas rotineiramente utilizamos a metodologia de múltiplos como sanity check.

Gráfico

 

Importante e necessário destacar que investidores e demais stakeholders dão grande importância ao planejamento detalhado e à estruturação de um plano de negócios robusto. Além disso, o processo sempre será mais eficaz como documento de trabalho se a administração estiver intimamente envolvida em sua produção – visto que o exercício de planejamento de negócios envolverá analisar onde a empresa está agora e onde pode chegar.

Autores/Colaboradores: Bruno Turqueto e Fernando Vieira, especialistas da área de Transações

Como a Grant Thornton Brasil pode auxiliar no business plan e valuation da sua empresa?

Independentemente do tamanho da companhia, podemos oferecer soluções quanto ao processo e elaboração do Business Plan e Valuation para transmitir a confiança e a segurança de que qualquer executivo precisa para dialogar com o mercado e gerir o seu negócio.

Nossas equipes multidisciplinares atuarão com suas expertises em finanças corporativas, contabilidade, tributação, modelagem financeira e valuation, utilizando metodologias de avaliação reconhecidas internacionalmente.

Contate nossos especialistas