O aumento mais significativo nas intenções de investimento está a ocorrer no setor de Energia, sendo as empresas de Petróleo & Gás as mais propensas a aumentar o investimento.
Três em cada quatro (75%) empresas médias de Petróleo & Gás esperam aumentar o investimento em tecnologia este ano, um salto significativo em relação a apenas uma em cada três (31%) que planejava fazê-lo no final do ano passado. Dado um período prolongado de lucros mais elevados decorrentes do aumento dos preços do petróleo e do gás, não é surpreendente que as empresas destes setores tenham agora mais financiamento para investir em tecnologia.
Em comparação, apenas um terço (33%) das empresas de petróleo e gás está aumentando o seu investimento em novos edifícios e apenas 43% está aumentando o investimento em instalações e maquinário.
O aumento do investimento das empresas de energia em tecnologia indica como o setor está inovando, com mais empresas procurando concretizar o potencial das fontes de energia renováveis e sustentáveis através do investimento em novas tecnologias. Ao mesmo tempo, os líderes continuam a dar prioridade ao investimento em áreas com maior probabilidade de gerar valor a longo prazo. As empresas de Petróleo & Gás estão usando este investimento em tecnologia para aumentar a eficiência, reduzir os custos de extração de gás, automatizar os custos de perfuração, melhorar a segurança dos trabalhadores e melhorar a gestão da cadeia de abastecimento.
“A maioria das empresas de Petróleo & Gás se beneficiaram de lucros significativamente maiores ao longo do último ano e agora estão a analisar como podem fazer bom uso desses recursos. Muitas empresas de médio porte estão atualmente reinvestindo seus lucros em mais exploração de petróleo e gás para encontrar reservas adicionais. Normalmente, os retornos do investimento são de 15-20% em comparação com as energias renováveis, que estão próximas de 8%.
“No entanto, a pressão dos consumidores e dos governos de todo o mundo está mudando esta tendência, impulsionando o crescimento limpo sob a forma de energias de hidrogênio, eólica, solar, nuclear e inúmeras outras formas de energia renovável. Podemos ver isso especialmente no Texas, por exemplo, que se tornou o estado número 1 nos EUA em quantidade de energia gerada pelo vento, com Houston se posicionando para ser um líder global na captura de carbono.” Bryan Benoit, Líder global de Energia e Recursos Naturais e co-líder global de Valuation, Grant Thornton EUA