Tax

Tributação em tempo real: Preparando-se para o blockchain

A questão já não é saber se o blockchain vai prejudicar o sistema fiscal, mas até que ponto, quão rápido e como garantir que sua empresa esteja atualizada a esta tecnologia. Colocando a propaganda exagerada de lado, o que o blockchain realmente significa para conformidade e gerenciamento fiscal dentro de sua empresa? Quais são os principais riscos e oportunidades? Como você pode começar a se preparar para a reestruturação à frente?

Preparando-se para o blockchain

Em uma economia cada vez mais digitalizada, onde quase tudo pode ser encomendado no toque de um smartphone e as transações são rotineiramente processadas e analisadas em tempo real, às vezes pode parecer que o sistema fiscal ainda está preso na era analógica.

O blockchain está configurado para desempenhar um papel crucial na digitalização da tributação, fornecendo a “conexão” necessária para a manutenção, verificação e troca de informações em tempo real. Os “contratos inteligentes” habilitados para o blockchain preenchidos automaticamente também oferecem formas mais rápidas e eficientes de avaliar e liquidar passivos fiscais.

O que está por vir?

Até hoje, a aplicação mais proeminente desta tecnologia de cadeia de blocos foi a criptomoeda. No entanto, esta é apenas um dos muitos caminhos. Em um nível básico para impostos, poderíamos ver uma conformidade mais rápida e mais econômica através da racionalização de processos e da simplificação do armazenamento e troca de dados por meio do Blockchain. Mas isso não é tudo. Além de fazer o que já está sendo feito de forma mais eficiente, o uso de contratos inteligentes habilitados para a cadeia de blocos abre oportunidades para levar o gerenciamento de impostos para frente. Isso inclui a liquidação instantânea de imposto sobre vendas, imposto sobre valor agregado (IVA) ou imposto sobre bens e serviços (IBS).

Na visão dos governos

Os governos e as autoridades fiscais mantêm firmemente a visão do blockchain como parte de um movimento mais amplo para digitalizar o sistema tributário e avaliar os impostos em tempo real. O foco inicial provavelmente será tributação indireta, embora outras áreas de gerenciamento fiscal, tais como preços de transferência, possam ser implementadas à medida que as redes de cadeias de blocos se desenvolvam. Eventualmente, o blockchain poderia se tornar o principal meio de coleta de impostos.

O que o blockchain pode trazer de novidade para sua empresa hoje?

As oportunidades para racionalizar processos complexos e reduzir a necessidade de documentação repetitiva entre as partes são bons pontos de partida para começar a incorporar essa tecnologia. De modo crucial, também há oportunidades para aumentar a certeza da gestão tributária e reduzir o risco de disputas.

Superando os obstáculos

Os governos procuram o blockchain para simplificar e acelerar a liquidação de impostos. Muitas grandes empresas estão buscando levar a tecnologia para seus sistemas. Embora isso crie desafios, a aplicação de cadeias de blocos também pode abrir caminho para uma maior digitalização da tributação, maior certeza na gestão tributária e uma integração mais próxima entre impostos, fornecimento e vendas.

Acesse nossa série especial de artigos sobre o blockchain e saiba como esta tecnologia tende a ganhar espaço nas organizações.