Reunimos esforços para auxiliar no gerenciamento dos impactos da Covid-19 nos negócios. Saiba mais.

PRESS RELEASE

O impacto positivo da sustentabilidade nos negócios

Empresário brasileiro é o que mais acredita no impacto positivo da sustentabilidade nos negócios, aponta estudo da Grant Thornton

O Internacional Business Report (IBR) Sustentabilidade pesquisou 250 empresas no Brasil, de um total de mais de 4.600 empresas de 29 países

Uma pesquisa global realizada pela Grant Thornton, empresa especializada em consultoria e auditoria, revelou que 70,8% dos empresários brasileiros entrevistados acreditam que a sustentabilidade terá um impacto financeiro líquido positivo em seus negócios, enquanto que globalmente esse índice ficou em 47,6%.

No entanto, com relação aos principais benefícios comerciais da sustentabilidade, os brasileiros foram bastante conservadores. Para mais de 60%, a conformidade com leis, regulamentos e requisitos de relatórios é seu principal benefício, seguida de melhor eficiência operacional e redução de custos (51,6%), e reputação corporativa / melhores relações com as partes interessadas (49,2%). Para os empresários dos outros países, a melhora da eficiência operacional e redução de custos é o benefício mais importante (47,2%), e atender às expectativas dos clientes vem imediatamente depois (45,3%).

Globalmente, a maioria concorda que o sucesso financeiro e a sustentabilidade são igualmente importantes para os negócios. Esta foi a resposta de 56,4% dos brasileiros e 43,3% da média global. Eles afirmaram considerar aspectos da sustentabilidade em áreas como desenvolvimento de novos produtos e serviços, para atender à demanda do mercado (52,4% Brasil e 43,5% Global), estratégia de negócios (45,2% Brasil e 47% Global), e gerenciamento da reputação da empresa (46% Brasil e 38,2% Global), por exemplo.

A pesquisa também abordou questões ambientais, como as emissões de gases de efeito estufa, tema no qual 76,4% dos entrevistados afirmaram medir sua progressão e seu impacto, nas empresas brasileiras. Essa preocupação é 15% maior no Brasil se comparada com a média dos outros países (61,9%). Com relação a questões sociais, como diversidade de gênero, taxa de absenteísmo (ausência não programada) e taxa de lesões, o Brasil também aparece na frente, com 80,4% contra 69,7% da média global de atenção e controle desses temas.

A governança, considerando riscos ambientais e sociais integrados às metas não financeiras da empresa, também aparece com destaque na tomada de decisão. No Brasil, 79,2% disseram manter esse controle, índice pouco acima do registrado globalmente, de 70,9%.

Expectativas para 2021

Os empresários brasileiros estão otimistas com a evolução da sustentabilidade nas empresas no próximo ano: 79,1% esperam um melhor desempenho de suas empresas em impacto ambiental; 78,1% acreditam que terão melhoras nas questões sociais; e 66,2% esperam melhor desempenho em governança.

Na avaliação dos entrevistados, a regulamentação e a burocracia na área de sustentabilidade, por parte do governo brasileiro, devem aumentar (46%), enquanto 23,2% acreditam numa diminuição. Para 66,8%, a pressão maior deve vir da demanda por produtos e serviços mais sustentáveis. “Diante disso, um fato preocupante é que 49,2% concordaram que a maioria das empresas ainda não sabe por onde começar, quando o assunto é medição de sustentabilidade. Esta inabilidade se agrava na medida em que mais de 70% (52% concordam e 20,8% concordam fortemente) acreditam que a tendência global em direção à sustentabilidade exigirá mudanças fundamentais nos modelos de negócios das empresas”, afirma Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton no Brasil.

Coronavírus e Sustentabilidade

A pesquisa também quis saber se o impacto econômico da pandemia poderia afetar a prioridade da sustentabilidade nas empresas. Para 34,4% dos brasileiros e 42,8% dos empresários de outros países existe essa possibilidade. Paralelamente, também se espera um aumento das expectativas do público com relação às ações das empresas nessa área, por conta da covid-19: 45,6% e 44,1%, respectivamente, concordam.

“É importante ressaltar que no Brasil as empresas têm mostrado um avanço nas questões de sustentabilidade. Essa preocupação com o tema está acima da média dos outros países. Podemos destacar, por exemplo, que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) são levados em consideração nas estratégias de 43,6% das empresas daqui, contra 32,8% da média global; 45,2% produzem relatório anual de sustentabilidade, contra 38,7%; e 60% mantém diálogo com funcionários, clientes, fornecedores e comunidades sobre o assunto. Nos outros países esse índice ficou em 57,5%”, finaliza Maranhão.

A Pesquisa

Os entrevistados foram orientados a observar os fatores centrais Ambiental, Social e Governança (ASG) na medição da sustentabilidade, além de se basearem na definição de negócio sustentável como “a empresa que causa impacto negativo mínimo ou efeito potencialmente positivo no meio ambiente local/global, comunidade, sociedade ou economia”.

 

Sobre a Grant Thornton

A Grant Thornton é uma das maiores empresas de auditoria, tributos, consultoria, transações e BPS, com presença em mais de 140 países e um time de mais de 56.000 colaboradores. No Brasil, está presente nos 10 principais centros de negócios do país, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Para o setor de Construção Civil, possuímos uma equipe multidisciplinar capacitada para fornecer o suporte necessário sobre todos os aspectos técnicos e de negócios associados à entrega dos projetos de construção em grande escala, a partir de uma visão independente e abordagem integrada aos resultados. Firma-membro da Grant Thornton International Ltda., conta com uma equipe de especialistas experientes e equipes multidisciplinares e acesso global às mais variadas metodologias, ferramentas e profissionais da rede global da Grant Thornton.

Assessoria de imprensa

Para mais informações, entre em contato com a Tamer Comunicação:

Zeca Bringel
zeca.bringel@tamer.com.br
(11) 99798-5280

Eliane Santos
eliane.santos@tamer.com.br
(11) 3031-2388