Auditoria HOME
- Auditoria e revisão das demonstrações contábeis
- Assessoria em temas contábeis
- Mercado de capitais
- Compliance contábil, trabalhista e fiscal
- Atestação SOC
- Diagnósticos pré-auditoria
- Laudos de avaliação para fusões, cisões e incorporações
- Asseguração de relatos integrados e relatórios de sustentabilidade
- Asseguração de relatórios não financeiros
Artigo
A transparência é a alma do negócio
Como a auditoria independente traz vantagens competitivas, confiabilidade e melhora a imagem que as empresas transmitem aos seus stakeholders. Saiba mais.
INSIGHTS
10 maneiras de fortalecer as avaliações de risco de fraude
Quer saber como fortalecer sua avaliação de risco de fraude? Confira as orientações relacionadas nesse conteúdo da Grant Thornton.
Artigo
Tributação Digital e o risco da bitributação
Faça download do nosso mais recente artigo sobre tributação da economia digital e confira as implicações aos negócios e as ações que a sua empresa pode praticar para ficar à frente no mercado.
Chinese Desk HOME
IBR | Insights
Internacionalização dos negócios
Com a pandemia de Covid-19, diversos mercados e cadeias de abastecimento globais foram fechados. Diante desse cenário, empresas de médio porte optaram por reduzir suas ambições internacionais e concentrar em seus mercados domésticos.
Family Business HOME
Artigo
Como utilizar capital cultural para obter vantagem competitiva nos negócios?
Embora o valor do capital cultural não possa ser capturado no balanço de uma empresa, ele contribui significativamente para o valor de mercado. Saiba como neste artigo do sócio de Capital Humano da Grant Thornton Brasil, Ronaldo Loyola.
COVID-19
O que as empresas devem priorizar para superar a crise global?
Reunimos as seis principais áreas a serem consideradas pelos prestadores de serviços financeiros para auxiliar no enfrentamento da Covid-19.

Nesta quarta-feira (20/04/2022) foi realizada reunião entre os representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI para apresentar a liberação do sistema de preenchimento do formulário das informações sobre as atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica.
Contents
O prazo para preenchimento e entrega está mantido para 31/07/2022 e compreende os dados do ano base 2021, conforme a Portaria MCTI nº 2.794, de 30.06.2020, e que disciplina os procedimentos para prestação de informações ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI.
Importante ressaltar que não houve mudanças no formulário. Destacamos a seguir os principais tópicos abordados durante a reunião:
- Evolução histórica no número de empresas participantes da Lei do Bem – Em 2020 o número total de empresas que submeteram projetos de Lei do Bem foi de 2.564, frente a 2.288 em 2019;
- Destacada a maturidade das empresas em declarar os projetos decorrentes dos incentivos da Lei do Bem e a consequente queda do número de contestações de projetos;
- A relevância da Lei do Bem para o sistema de inovação do país, e que tem apresentado resultados positivos ao longo desses quase 17 anos do marco legal da Lei nº 11.196/05;
- Prazo de entrega do formulário será dia 31 de julho de 2022, tendo como referência as informações do ano base 2021.
- A busca do MCTI pelo aperfeiçoamento da Lei do Bem junto ao Congresso Nacional, como exemplo, foi citada a possibilidade de compensação do prejuízo fiscal, que pela legislação vigente, é impossibilitada e que, de certa forma, desmotiva as empresas a investirem/declararem novos projetos voltados para inovação tecnológica;
- A criação de mecanismos internos para melhorar a avaliação dos projetos, como exemplo, foi citado o objetivo de redução do backlog de análises pendentes dos projetos, com a finalidade de garantir de forma mais célere o sucesso do instrumento (Lei do Bem);
- A importância de os descritivos dos projetos serem preenchidos pelos responsáveis técnicos, e não pelo setor contábil/fiscal, a título de exemplo, a fim de evitar a glosa dos projetos.
Por fim, foi ressaltado também que, em caso de dúvidas os contribuintes poderão acessar o guia prático da Lei do Bem e informar eventuais instabilidades no sistema do formulário através do e-mail: formpd@mcti.gov.br.
A gravação da referida reunião está disponível no canal do MCTIC.