Reunimos esforços para auxiliar no gerenciamento dos impactos da Covid-19 nos negócios. Saiba mais.

IFRS NEWS

IASB estende concessões de arrendamento relacionadas à Covid-19

insight featured image
O International Accounting Standards Board (IASB) emitiu a ‘Covid-19-Related Rent Concessions beyond 30 June 2021 (Amendment to IFRS 16)’, uma extensão do período de expediente prático às emendas da norma IFRS 16 ‘Leases’ realizadas no ano passado. Esta prorrogação é por um ano, portanto o período de aplicação se estende até 30 de junho de 2022.

Em maio de 2020, o IASB publicou uma emenda denominada ‘COVID-19-Related Rent Concessions (amendment to IFRS 16). A alteração adicionou um expediente prático à norma que fornece melhores condições aos locatários no momento de avaliar se as concessões de arrendamento relacionadas à Covid-19 são consideradas modificações. Em vez disso, se esse expediente prático for aplicado, essas concessões de arrendamento serão tratadas como se não fossem modificações de arrendamento.

Diante do impacto que a pandemia apresentou na atividade das empresas globalmente, e do feedback recebido dos stakeholders, o IASB decidiu estender estas condições por um ano para fornecer alívio às concessões recentes relacionadas ao cenário de pandemia que reduzirem os pagamentos até 30 de junho de 2022.

A alteração entra em vigor para os exercícios anuais com início em ou após 1º de abril de 2021.

Nossa avaliação

A Grant Thornton considera como bem-vinda a extensão do escopo e da data efetiva do alívio por mais um ano. A pandemia da Covid-19 ainda é muito prevalente em todo o mundo e, portanto, é razoável que os locadores ainda forneçam concessões de aluguel para os locatários que reduzem os pagamentos de arrendamento após 30 de junho de 2021.

Caso deseje aprofundar este tema ou esclarecer dúvidas relacionadas, contate nossos especialistas em Auditoria.

Quer receber nosso IFRS News em seu e-mail?