- Auditoria e revisão das demonstrações contábeis
- Assessoria em temas contábeis
- Mercado de capitais
- Compliance contábil, trabalhista e fiscal
- Atestação SOC
- Diagnósticos pré-auditoria
- Laudos de avaliação para fusões, cisões e incorporações
- Asseguração de relatos integrados e relatórios de sustentabilidade
- Asseguração de relatórios não financeiros
Três maneiras de abordar a economia circular
Sophie Thomas, designer de economia circular e diretora fundadora da agência Thomas.Matthews, aconselha as empresas a abordar seus negócios a partir da metodologia 'hoje, amanhã e no futuro'. Veja como é:
- Hoje – mudanças que podem ser entregues quase imediatamente - é sobre garantir que você esteja sendo o mais eficiente possível com os materiais que está usando;
- Amanhã – é sobre a redução no futuro próximo. Você precisa verificar todos os seus materiais: não basta dizer que são recicláveis, mas na verdade estão sendo reciclados o máximo possível;
- Futuro – está se afastando do material para algo que é recarregável ou olhando para a mudança de materiais ou para a construção de novos sistemas.
A mudança para uma economia circular também se cruza com outras tendências de negócios – incluindo o crescimento da inteligência artificial – e também pode ter um enorme impacto na sua força de trabalho atual.
Etapas simples de economia de custos para circularidade
Qualquer que seja a natureza de uma empresa, é provável que o primeiro passo em direção à circularidade seja uma auditoria da prática atual. “Trabalhamos com clientes da indústria automobilística e de plásticos para reduzir a quantidade de plásticos utilizados, além de introduzir mais material reciclado no processo. Ambas as etapas podem reduzir os custos”, explica Oliver Bridge, diretor da Grant Thornton.
A introdução de mais materiais reciclados na manufatura é um bom passo, mas precisa ser cuidadosamente considerada, especialmente nos produtos com os quais os clientes estão familiarizados. Entretanto, existem mudanças simples que podem ser feitas, como trocar o plástico descartável sempre que possível ou garantir pontos de reciclagem adequados em uma empresa. No futuro, é importante que todas as empresas desenvolvam uma visão geral de sua cadeia de suprimentos e, com isso, comecem a identificar pontos nos quais as mudanças podem ser mais eficazes.
De acordo com Kosonen, que abriu o Fórum Mundial de Economia Circular em junho de 2019, o aumento da ação dos governos e das empresas para reduzir o impacto ambiental sugere que a era do 'paradigma do desperdício de resíduos' está chegando ao fim – e a transição para uma economia verdadeiramente circular pode finalmente estar em andamento.
Quer saber como podemos auxiliar sua empresa nesse processo?
Contate nossa equipe de Auditoria especializada em Sustentabilidade e desenvolva a economia circular no seu negócio.