INSIGHTS

Criptomoedas: como tributar e declarar?

insight featured image
Apesar das longas discussões sobre segurança, liquidez e falta de regulamentação, as criptomoedas já são uma realidade inquestionável.

O seu caráter disruptivo e inovador é comparável ao surgimento dos aplicativos de transporte que, inicialmente, enfrentaram dúvidas do mercado em relação à continuidade e longevidade, e hoje fazem parte do dia a dia das pessoas.

As fortes oscilações nas cotações das moedas virtuais ainda provocam debates sobre a hipótese de uma ‘bolha’ de investimentos. O fato é que a cada dia mais pessoas são atraídas para este mercado: seja para poderem contar com mais uma forma de pagamento, ou por se tratar de uma nova forma de alocação de recursos em busca de valorização e lucro.

No entanto, a escassez de regulamentação das moedas virtuais quanto a sua operacionalização gera ainda mais dúvidas sobre sua tributação e como realizar a devida Declaração de Imposto de Renda. Para auxiliar nesse processo, os nossos especialistas tributários reuniram os principais questionamentos e esclarecimentos neste material exclusivo. Confira!

O que você encontra neste material:

  • O que é uma criptomoeda (sob a ótica fiscal)?
  • O que é tributável?
  • Em qual momento o tributo é devido (nasce a obrigação de pagar)?
  • Há alguma isenção ou hipótese de redução de imposto?
  • Qual a alíquota do Imposto de Renda?
  • Como se declara na Declaração de Imposto de Renda?

RECEBA NOSSOS INSIGHTS E NOVIDADES POR E-MAIL

Confira também:

View more