Pesquisa

Participação do cidadão e gestão de finanças públicas

Por que os líderes financeiros do governo são fundamentais para promover o engajamento do cidadão?

Em todo o mundo, as organizações estão descobrindo os benefícios de colocar as pessoas no centro de seus planos e processos.

Durante décadas, os governos têm tendência a projetar e prestar serviços com base em seus próprios processos e necessidades internas. Em contrapartida, os governos contemporâneos centrados no cidadão colocam as necessidades das pessoas no centro de tudo o que fazem, com o objetivo de melhorar a eficiência, a qualidade e a satisfação.

O que esse tipo de governo centrado no cidadão tem a ver com os gestores financeiros do governo? O que os profissionais de finanças podem fazer para melhorar o envolvimento com os cidadãos? Como deveriam priorizar o envolvimento dos cidadãos em relação aos outros objetivos, como transparência e modernização? Estas são algumas das questões que exploramos na pesquisa de líderes de gerenciamento de finanças públicas globais (PFM) deste ano, publicado conjuntamente pela Grant Thornton International Limited e o Consórcio Internacional sobre Gestão Financeira Governamental (ICGFM).

Este estudo é projetado para qualquer pessoa envolvida ou interessada na GFP, e extrai informações sobre líderes financeiros em governos de todo o mundo, bem como líderes de pensamento e especialistas acadêmicos relacionados. Nós nos concentramos em como a GFP se encaixa no objetivo principal do governo - a provisão de bens públicos para as pessoas. Nós também exploramos maneiras práticas de se envolver com os cidadãos, melhorar a transparência e criar sistemas de GFP mais eficazes.

Esperamos que este relatório estimule o debate, entre todos os envolvidos na GFP, sobre como a transparência fiscal e o envolvimento dos cidadãos podem ser encorajados, como os cidadãos podem ser mais conscientes de como seus recursos públicos estão sendo usados e como essas medidas podem reduzir a corrupção e incentivar sociedades mais abertas.

Para saber como nossos especialistas em setor público podem ajudá-lo a melhorar a eficiência, aumentar a transparência e envolver os cidadãos com mais confiança, entre em contato conosco.

Acesso o conteúdo completo
Download PDF [ 561 kb ]