No setor de Real Estate, 2024 será um ano importante para as empresas saberem como navegar pelos desafios existentes e, ao mesmo tempo, aproveitar novas oportunidades.

Em 2023, muitas pessoas indicaram que tínhamos uma nuvem chuvosa sobre a indústria, o que significa que as taxas de juros estavam a subir, as transações estavam em níveis baixos. O modelo de força de trabalho híbrida, em que as pessoas não iam ao escritório, era basicamente como uma maldição sobre o setor desde a pandemia até 2023.

No entanto, para 2023, o aumento das taxas de juros criou mudanças e desafios significativos, gerindo a inflação geral no mercado, esperando que os aumentos das taxas abrandassem a procura, diminuindo os custos dos materiais e aliviando a tensão.

Muitos mercados ou setores imobiliários foram significativamente afetados em geral, as transações imobiliárias eram inexistentes, os valores estavam a diminuir na maioria das classes de ativos, o financiamento bancário não estava disponível, os fluxos de caixa eram limitados e a confiança dos consumidores era muito baixa.

O grande aumento nas taxas dos locatários fez com que os custos de financiamento bancário e de empréstimos disparassem, enquanto a procura global e os custos dos materiais permaneceram muito elevados ao longo de 2023.

Assim, com as taxas de juros a níveis superiores aos das últimas décadas, a indústria em 2023 sofreu um grande golpe.

Prédio

Agora, vamos voltar nossa atenção para 2024.

A redução das taxas de juros pode alterar a demanda. Poderemos ver alguns valores subindo. Poderíamos ver algumas transações acontecendo e potencialmente mais investimentos fluindo para a maioria das classes de ativos no setor.

Podemos esperar também:

  • que os investimentos industriais e em data centers aumentem à medida que a maioria das pessoas começa a procurar investimentos alternativos além dos escritórios em arranha-céus
  • alguns ajustes ou taxas e, com isso, um aumento de algumas transações em determinados setores, uma vez que a demanda é ajustada conforme as taxas mudam.

Tudo isso significa construção e melhores investimentos imobiliários para 2024.
Por fim, há muito otimismo em 2024, com possíveis reduções nas taxas, trazendo uma oportunidade de tentar melhorar com a otimização do elenco.

Como a Grant Thornton Brasil pode ajudar?

Oferecemos soluções para os mais diversos players do setor: construtoras, incorporadoras, shopping centers, hotelaria e investidores em imóveis de renda, reunindo especialistas multidisciplinares para auxiliar empresas a mitigar riscos, aumentar eficiência, reduzir custos, inovar com sustentabilidade e estar em compliance com as regulações do mercado.