2023 começou com boas notícias para incorporadoras do Brasil!

A receita com venda de imóveis cresceu mais de 14% no segundo trimestre do ano - é a maior representação desse panorama.
Ainda assim, a dívida sobre patrimônio teve aumento e é ponto de atenção.

Key Findings

Outros destaques

Perspectivas

Para o futuro, a expectativa de queda de juros somada ao maior incentivo a programas habitacionais deve manter o aquecimento do mercado, sobretudo se levarmos em consideração que o segundo semestre é, historicamente, sempre melhor para o setor (em comparação ao início do ano).

O primeiro semestre de 2023 já mostrou uma tendência de aumentos nas receitas líquidas.

Líderes do estudo

  • Líderes do estudo

    A atividade imobiliária continua sendo um dos pilares econômicos mais importantes no país. O segundo trimestre de 2023 trouxe sinais promissores de recuperação para o mercado imobiliário brasileiro. Depois de um período desafiador, esse ano tem se mostrado promissor com o crescimento na receita de vendas nesse segundo trimestre. Os números comprovam toda a solidez do mercado e a expectativa é a de geração e manutenção de empregos e investimentos.

    Maria Regina Abdo, sócia de Auditoria e líder de Real Estate & Construção da Grant Thornton Brasil

  • Líderes do estudo

    No primeiro semestre desse ano tivemos um crescimento das vendas no mercado imobiliário brasileiro. E os números do segundo semestre trazem uma perspectiva de crescimento para o futuro. Ainda temos alguns pontos negativos o lucro líquido das empresas que ainda está abaixo do esperado, mas a melhora nas vendas e todo o histórico de solidez e resiliência do mercado indicam que a tendência para os próximos trimestres e para o ano que vem é a de um escalada para cima, seguindo sempre o desafio de combater o déficit habitacional e criar empregos.

    Thiago Bragatto, sócio de Auditoria da Grant Thornton Brasil

Sobre o estudo

O estudo envolveu as informações financeiras combinadas de 22 empresas listadas na bolsa de valores mobiliários (B3) no segmento do Novo Mercado e análise do comportamento dos principais saldos contábeis, resultando em uma visão abrangente sobre o mercado brasileiro.

Períodos: Saldos de balanço – dezembro/21 x dezembro/22 x março/23 x junho/23 | Saldos de resultado – junho/22 x junho/23 | março/23 x junho/23 | Acumulado 2022 x Acumulado 2023 YTD