O otimismo entre os líderes globais de empresas de médio porte aumentou de 59% para 67% no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados mais recentes do International Business Report (IBR) da Grant Thornton. Embora os números mundiais escondam uma variação regional significativa, todas as regiões têm uma perspectiva melhorada em comparação com o ponto onde estavam no ano passado.

O crescimento global do otimismo tem sido alimentado por empresas que esperam aumentos tanto nas receitas como nos lucros, enquanto as preocupações sobre uma recessão global diminuíram, por enquanto. Isso pode, em parte, ser devido à inflação e não a um crescimento significativo. No entanto, os números melhorados estão deixando as empresas mais confiantes em relação ao próximo ano. 

O maior aumento no otimismo ocorreu entre as empresas de médio porte na EMEA (Europa, África e Oriente Médio), onde o otimismo aumentou 11%. Os preços da energia estão em baixa e a inflação está diminuindo, o que dá motivos para acreditar que as economias da área do Euro se ajustaram ao choque econômico. [i] Agora, mais de metade (56%) dos líderes empresariais da região estão otimistas, acima dos 45% do ano passado. Na Ásia-Pacífico, a proporção de líderes que estão otimistas em relação aos seus negócios aumentou de 57% para 67%, e na América Latina o número subiu de 60% para 65%. As empresas de médio porte na América do Norte continuam sendo as mais otimistas, aumentando de 71% para 74% no primeiro semestre de 2023. 

Embora mais da metade dos líderes empresariais considerassem a inflação a principal ameaça às suas perspectivas nos últimos estágios do ano passado, as medidas dos bancos centrais e dos governos para reduzir a inflação conseguiram tranquilizar os líderes empresariais na maioria dos territórios.[ii,iii] Além disso, os níveis de emprego permaneceram robustos e os choques no comércio global causados pela invasão russa da Ucrânia foram em grande parte superados, à medida que as empresas adaptaram e remodelaram as suas cadeias de abastecimento globais.

O mercado de médio porte: Sorrir diante das adversidades 

No entanto, as empresas não são complacentes e os bons líderes sabem que precisam de estar constantemente alertas e de se adaptarem a um fluxo contínuo de novos desafios empresariais. Isso inclui navegar pelo surgimento de novas tecnologias, garantir que as operações de negócios possam se beneficiar de inovações como a Inteligência Artificial e responder às expectativas crescentes de que as empresas abordem as preocupações ESG em toda a sua organização e cadeias de fornecimento.

Além disso, os riscos econômicos ainda pesam na mente dos líderes empresariais. Globalmente, o número de empresas que sentem que a incerteza econômica está restringindo os seus negócios caiu 2 pontos percentuais, para 58%, uma ligeira descida, mas ainda em níveis relativamente elevados. Com significativamente mais de metade dos líderes empresariais preocupados com a incerteza econômica, é claro que os riscos econômicos continuam a ser muito mais elevados do que as normas pré-pandemia, quando normalmente mais de um terço das empresas de médio porte viam isso como uma restrição. Da mesma forma, permanecem as preocupações sobre os custos de energia. Nos últimos seis meses, a proporção de empresas que identificam os custos de energia como uma restrição caiu seis pontos percentuais, para 54%, mas ainda é elevado em comparação com uma média pré-pandemia de 38%.

O número de empresas que citam a incerteza econômica como uma restrição também diminuiu ligeiramente ou estabilizou na maioria das regiões. No entanto, a China registrou um pequeno aumento, de 61% para 62%. O ligeiro aumento da ansiedade das empresas chinesas sublinha os desafios enfrentados pela segunda maior economia do mundo, que luta para superar o abrandamento do mercado imobiliário, a redução da procura dos consumidores e o crescente desemprego juvenil.[iv]

No entanto, de um modo mais geral, a perspectiva optimista das empresas indica confiança nos fundamentos empresariais e é um bom presságio para o crescimento contínuo no mercado de médio porte. 

Desempenho dos negócios nos últimos 12 meses

Os líderes empresariais tiveram de aprender a ser extremamente resilientes ao longo dos últimos anos e estão agora numa boa posição para impulsionar o crescimento. As empresas que sobreviveram à pandemia tiveram de se tornar adaptáveis, para que possam encontrar formas de ter sucesso apesar das pressões econômicas mais amplas. As empresas ágeis, lideradas por líderes empresariais com uma estratégia clara e as informações de gestão mais recentes, têm boas razões para otimismo.  

Cinco setores antecipando crescimento
Viagens e turismo, e indústria transformadora

O otimismo é generalizado, mas há alguns setores que se sentem particularmente positivos. As empresas do setor de viagens e do turismo estiveram entre as mais atingidas pela pandemia, uma vez que as restrições às viagens tornaram o turismo praticamente impossível. O setor recuperou apenas parcialmente em 2021 e 2022, mas desde então viu os seus números de otimismo recuperarem. No final de 2022, pouco menos de metade (48%) das empresas de médio porte deste setor estavam otimistas quanto às suas perspectivas. Agora, duas em cada três empresas (66%) estão optimistas.

Da mesma forma, duas em cada três (66%) empresas de médio porte do setor de fabricação estão otimistas em relação ao próximo ano. Isto representa um aumento de 10 pontos percentuais em comparação com o último conjunto de dados do final de 2022. A positividade entre estas empresas irá refletir a estabilização dos custos de energia e confiança na robustez das cadeias de abastecimento, e na sua capacidade de criar valor adicional aqui,
à medida que as interrupções comerciais diminuem. Ao mesmo tempo, as empresas que conseguem se beneficiar do aumento do investimento em tecnologias limpas, como semicondutores, veículos elétricos, baterias e peças solares e eólicas, se sentirão mais otimistas devido ao investimento significativo nessas tecnologias.

Por exemplo, nos EUA, o IRA e a Lei dos Chips provocaram um boom de projetos de tecnologia limpa no valor de US$ 220 mil milhões, com mais de 110 anúncios de produção em grande escala.[v]  Embora outras regiões possam ter dificuldade em competir com a escala de financiamento observada nos EUA, as empresas de médio porte destas indústrias irão se beneficiar do aumento do investimento em todo o mundo.[vi]

Petróleo & Gás

A indústria do petróleo e do gás, no entanto, é a mais otimista, com surpreendentes 86% das empresas de médio porte a sentirem-se positivas quanto às suas perspectivas para o próximo ano, um aumento de 30% em relação ao semestre passado. A perspectiva otimista do setor deve-se a um período de lucros abundantes causado por mudanças no setor de energia. No entanto, isto também provocou um maior escrutínio, especialmente tendo em conideração as preocupações com as contas de energia dos consumidores, e haverá maior interesse na forma como estas empresas investem os lucros que obtiveram, com expectativas de que deveriam ser usados para novos projetos, incluindo energia limpa.

“Temos registado preços consistentemente mais elevados do petróleo e do gás nos últimos doze a dezoito meses, talvez mais. Como resultado, vemos empresas de energia de médio porte com maior confiança na aplicação de capital, no reinvestimento e na contratação de pessoas. Podem planejar com confiança uma série de atividades diferentes, todas alinhadas com a sua estratégia para o futuro.

“Então, acho que essa é realmente a história por trás do otimismo no setor de energia neste momento. Os preços têm estado muito bons em relação aos níveis históricos. Isso permite que as empresas de energia do mercado médio invistam numa série de atividades para promover os seus negócios e gerar lucros e retornos para os investidores.” - Bryan Benoit, Líder global de Energia e Recursos Naturais e co-líder global de Valuation, Grant Thornton EUA.

Serviços financeiros

Emergindo da recuperação pós-pandemia, o setor dos serviços financeiros continua a demonstrar elevados níveis de otimismo, com 74% das empresas positivas quanto às suas perspectivas, acima dos 70% reportados há seis meses. É provável que o crescimento do otimismo tenha sido motivado pelo aumento das taxas de juros, que conduziu a maiores restituições. Do mesmo modo, as alterações nas taxas irão funcionar como um catalisador, motivando os consumidores e as empresas a reverem os seus investimentos e estruturas de financiamento, criando novas oportunidades para as empresas de serviços financeiros. Os aumentos das tarifas também tiveram repercussões para os consumidores, que está chamando mais atenção aos compromissos declarados das empresas em proteger os seus clientes.

Somando-se ao quadro positivo das empresas de serviços financeiros de médio porte, elas também estão menos preocupadas com a incerteza econômica do que têm estado há algum tempo, com 58% das empresas vendo isso como uma restrição aos seus negócios, significativamente abaixo dos 73% do ano passado. 

Tecnologia, mídia e telecomunicações

Da mesma forma, o otimismo no setor da tecnologia, dos meios de comunicação social e das telecomunicações não caiu muito desde um pico de 77% nos primeiros seis meses de 2021, atingindo agora 73% no primeiro semestre de 2023.

“O setor da tecnologia, dos meios de comunicação social e das telecomunicações é, pela sua própria natureza, mais perturbador do que muitas outras indústrias. Os líderes tecnológicos e os empreendedores sentem-se geralmente mais confortáveis com um ritmo de mudança mais rápido. O setor atrai pessoas que são inerentemente mais otimistas. Fazem apostas maiores e têm mais apetite pelo risco. 

“A grande preocupação de muitas empresas de médio porte do setor é depender demais de recursos e financiamentos. Mas grande parte desse financiamento tende a ser mais equilibrado em termos de capital próprio do que de dívida. Assim, algumas destas empresas podem ter sido menos afetadas pelas taxas de juro quando comparadas com outros setores.

“No final das contas, os líderes empresariais em tecnologia provavelmente ficarão otimistas porque sabem que possuem os produtos e as habilidades que os clientes precisam. Embora tantas outras indústrias enfrentem riscos existenciais para os seus modelos de negócio, a tecnologia continua a revolucionar e a crescer. O desenvolvimento da IA só irá acelerar isso”. - Nick Watson, Sócio, Chefe global de tecnologia, Grant Thornton Reino Unido

“Os grandes players tecnológicos estarão sujeitos a mais regulamentação na Europa e nos EUA. Terão de ser mais abertos e pôr fim a algumas das práticas anticoncorrenciais que têm utilizado para reprimir as empresas menores até agora. Deveriam permitir que outras empresas ganhassem participação de mercado e tivessem acesso à base de clientes dos gigantes da tecnologia de uma forma que nunca fizeram antes.”

“Isso oferece grandes oportunidades para empresas de médio porte neste setor. Esperançosamente, se você conseguir regular essa cadeia de abastecimento, poderá obter mais inovação e empreendedorismo. Mais regulamentação sobre alguns dos maiores gigantes pode facilitar a entrada de outros, o acesso a esses clientes, a esses mercados e a fazer negócios.” - Schellion Horn, Sócia, Consultoria econômica, Grant Thornton Reino Unido

Como as empresas otimistas constroem o sucesso

Os dados mais recentes do IBR dão uma ideia de quais empresas têm maior probabilidade de estar otimistas quanto às suas perspectivas para o próximo ano. Os líderes empresariais otimistas são aqueles que lideram empresas que tiveram um bom desempenho nos últimos doze meses. As empresas de médio porte que têm uma perspectiva global e conseguiram negociar a recente turbulência econômica serão fundamentais para ajudar a impulsionar a recuperação global a longo prazo.

As empresas que estão otimistas quanto às suas perspectivas também são muito mais propensas a ter expectativas positivas em relação às tendências de negócios. Elas não apenas esperam aumentos na receita e na lucratividade, mas também esperam aumentar suas exportações, aumentar o investimento em TI, e aumentar os desenvolvimento das pessoas.

As empresas bem-sucedidas conseguiram resistir aos recentes choques econômicos e mantiveram o crescimento, apesar das difíceis condições de mercado. Os seus níveis de otimismo aumentaram à medida que as preocupações mais amplas sobre uma potencial recessão desapareceram.  

Algumas coisas que os melhores líderes empresariais fazem

“Não existe um ingrediente secreto para o sucesso, mas existem algumas coisas que os melhores líderes empresariais fazem e que eu recomendaria a qualquer empresa de médio porte. 

“A principal delas é focar incansavelmente em entregar aos seus clientes e fazê-lo bem, sem se distrair com toda e qualquer coisa. O próximo item da lista é revisar constantemente suas operações com o objetivo de criar eficiência. Seja no back office, na fabricação ou nas cadeias de suprimentos, deve haver um esforço contínuo para eliminar custos desnecessários.

“Outro componente no qual os melhores líderes empresariais dedicam muito tempo são os colaboradores. É vital ter as mentes certas presentes para ajudá-lo a gerar crescimento. Com o crescimento da automação e da IA, isto só se tornará mais importante, uma vez que as empresas precisam de considerar como podem recrutar e requalificar os seus colaboradores para que tenham as competências necessárias para tirar o máximo partido das novas tecnologias.

“O elemento final é o tempo. Os líderes empresariais precisam de ter coragem para investir e procurar crescer, mas precisam de o fazer no momento mais vantajoso. E para compreender isso, os líderes precisam dos dados certos, das informações de gestão certas e do aconselhamento certo.” - Deepankar Sanwalka, Sócio Sênior, Grant Thornton Bharat

 

Os planos otimistas de crescimento do mercado de médio porte

As empresas de médio porte estão confiantes quanto às suas perspectivas de negócios em 2023. Os líderes empresariais estão encontrando formas de ter sucesso e crescer, apesar dos ventos econômicos contrários e da incerteza. Aprenderam a se adaptar a novos desafios e se sentem capazes de negociar mudanças no cenário empresarial, incluindo a chegada da IA e as crescentes exigências de ESG.

“Há cinco anos, ou ainda antes disso, estavam disponíveis fontes de capital muito baratas. E se as empresas tivessem problemas, poderiam sempre refinanciar. No entanto, nos últimos anos, os executivos de empresas de médio porte foram testados. Eles tiveram algumas experiências difíceis, mas também tiveram oportunidades de colocar seus talentos e ideias em ação e de serem criativos.

“Portanto, a resposta já não é apenas puxar a grande alavanca do capital barato. Agora as empresas têm de realmente pensar no que podem fazer com o que está disponível. Os executivos do mercado de médio porte foram testados e emergiram ainda mais capazes, realizados e resilientes do que nunca.” - Bryan Benoit, Líder global de Energia e Recursos Naturais e co-líder global de Valuation, Grant Thornton EUA.

As empresas conseguiram enfrentar o pior da incerteza econômica e estão agora em posição de aproveitar ao máximo as oportunidades emergentes de crescimento. Os líderes dessas empresas irão procurar entender as áreas em que deveriam investir para manter a trajetória.

Diante de desafios significativos, a economia global provou ser notavelmente resiliente.[vii] As previsões recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam agora para uma desaceleração das taxas de crescimento global, com as economias avançadas a sentirem os efeitos em maior medida do que os seus homólogos da economia em desenvolvimento. [viii]

As empresas de médio porte com bases sólidas e estratégias claras estarão bem posicionadas para navegar nesses mercados desafiadores. As empresas terão de trabalhar mais (e de forma mais inteligente) para competir e alcançar o crescimento futuro, e a chave para isso será identificar os investimentos certos a fazer. As empresas de médio porte relatam que estão prontas para intensificar o investimento em tecnologia e habilidades para continuar a construir sua marca e expandir seus negócios.

Estes investimentos, juntamente com a tenacidade demonstrada pelo mercado intermédio, serão fundamentais para ajudar a impulsionar a recuperação econômica. Representando 90% de todas as empresas e 50% dos postos de trabalho, as pequenas e médias empresas constituem a maior parte da economia global. [ix]

O fato de os líderes do mercado de médio porte estarem tão otimistas quanto às suas perspectivas é um sinal positivo não só para eles, mas também para o desenvolvimento econômico a nível internacional e é um bom presságio para o crescimento global.

“As empresas devem pensar em como podem reforçar as ligações com os seus credores e tomar decisões agora para torná-los tão atraentes quanto possível para continuarem a aceder ao capital de que necessitam no futuro. Eles estão cientes de que precisam continuar atacando esses mercados, porque se recuarem, só haverá um caminho a seguir."

"Estão investindo com muita atenção, certificando-se de que dispõem de financiamento para enfrentar qualquer turbulência, mas também para continuar com o investimento essencial necessário que lhes permita sair fortes do outro lado. Dependendo da ambição da empresa, isso irá incluir investir em mercados internacionais, desenvolvimento de competências e tecnologia, e garantir que estão posicionados para aceder ao crescimento internacional.” - Schellion Horn, Sócio, Consultoria econômica, Grant Thornton Reino Unido.

As três principais conclusões para líderes empresariais

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i. www.euronews.com - Explained: Why the EU economy may be heading for a 'soft landing' - 17.04.23
ii.. www.imf.org - Central Banks Can Fend Off Financial Turmoil and Still Fight Inflation - 05.06.23
iii. www.forbes.com - Interest Rates & Inflation - 12.10.23
iv. www.reuters.com - China has no pain-free solutions for its slowing economy - 25.08.23
v. www.ft.com - Inside the $220bn American cleantech project boom - 16.08.23
vi. www.theguardian.com - ‘We are facing dependence on China’: EU battles to support green industry - 16.08.23
vii. www.ft.com - The global economy is resilient but limping - 10.10.23
viii. www.imf.org - Navigating global divergences - 10.23
ix. www.worldbank.org - Small and Medium Enterprises (SMEs) Finance