INSIGHTS

Modelagem financeira: veja o futuro sem uma bola de cristal

ContributorName(contributor, true)
By:
insight featured image
Da mística à astrologia, ao longo da história, os seres humanos tentaram ver o futuro. No universo corporativo, não é diferente.

As decisões que determinam o sucesso ou o fracasso dependem de fatores fora de seu controle, desde a demanda futura por seu produto/serviço até as ações dos concorrentes. Infelizmente, a ideia de uma bola de cristal corporativa é um mito: não é possível garantir uma visão precisa de um futuro a longo prazo. No fim do dia, os líderes tomarão suas decisões com base nas melhores informações disponíveis. Contudo, se não é viável adivinhar o futuro da sua empresa, é possível ao menos modelá-lo.

O que é modelagem financeira?

A modelagem financeira pode ajudar a estimar o impacto de suas decisões de negócios em diferentes condições. Para fazer isso, será criada uma imagem financeira da própria empresa e do mercado em que opera. Essa imagem pode ser tão simples ou tão detalhada quanto você julgar necessário. Para um modelo simples, você pode usar as informações de alto nível encontradas no histórico de demonstrações financeiras, como crescimento histórico da receita, despesas operacionais fixas versus variáveis e contas de balanço como uma porcentagem de receita. Para uma análise mais detalhada, você pode dividir essas informações em segmentos específicos e drivers de crescimento e, então, tratar cada item como uma entrada. O nível de detalhe será determinado pela necessidade do seu negócio.

Depois que as entradas são definidas, você faz uma série de suposições e, em seguida, testa o que acontece em vários cenários. Em um exemplo simplificado: digamos que você planeja investir em novos equipamentos que dobrarão sua produção e você assuma que pode vender, em seis meses, pelo menos 50% a mais do que sua capacidade atual. O modelo avalia qual seria o efeito em seus negócios em diferentes cenários.

  • O que acontece se você vender apenas 40% a mais em seis meses?
  • E se for só 20% a mais?

Essas considerações podem afetar drasticamente sua decisão de expandir a produção.

Por que usar modelos financeiros??

Quando se trata de conseguir investimentos, por exemplo, mesmo que líderes e diretores estejam confiantes em seus planos, às vezes investidores e instituições financeiras solicitarão mais informações. Um modelo financeiro pode facilitar a garantia de financiamento, fornecendo evidências da viabilidade de um projeto no próprio idioma do financiador: números. Além disso, a inclusão de modelos em um argumento para potenciais investidores amplia consideravelmente a credibilidade do seu plano de negócios.

De acordo com dados do International Business Report (IBR), da Grant Thornton, uma elevação no otimismo entre os negócios do mercado de médio porte está levando a um aumento nos planos de investir em si mesmos. Quase metade (45%) pretende investir em novas plantas e máquinas e 56% planejam investir em tecnologia.

No Brasil, as expectativas positivas dos empresários foram ainda maiores, sobretudo em itens como crescimento da receita (80%), lucratividade (78), além de investimento em tecnologia (79%) e pesquisa & desenvolvimento (67%).

A análise de possíveis resultados pode ajudar a tomar essas decisões e desenvolver planos de longo prazo. Considerando o que acontecerá em condições variadas pode ajudar a avaliar adequadamente o risco potencial incorporado em seus planos.

O que deve estar incluso em um modelo financeiro?

Um modelo financeiro deve ter como base  as demonstrações financeiras - demonstração de resultados, balanço patrimonial e demonstração de fluxo de caixa - para o futuro. Frequentemente, o usuário do modelo financeiro pode se beneficiar de camadas adicionais de informações para ajudar a fazer avaliações de alto nível de detalhe. Os principais indicadores de desempenho, representações gráficas, dados de referência e convênios de dívida são componentes de valor agregado que podem levar seu modelo financeiro para o próximo nível.

Como começar a utilizar modelagem financeira?

Embora o planejamento e a modelagem de cenários simples possam ser feitos em uma planilha eletrônica básica, uma consultoria profissional desbloqueará o verdadeiro poder de um modelo financeiro. Identificar e testar suposições, reunindo os dados corretos e a condução de uma análise abrangente, pode ser assustador. Nossos especialistas podem ajudar a sua empresa a navegar por esse mar de oportunidades com clareza e eficiência.

Cta