- Auditoria
- Consultoria
- Tributos
- Transações
- BPS - Business Process Solutions
- FIDS – Forensic, Investigation & Dispute Services
- Infraestrutura & Projetos de Capital
- Serviços Financeiros
- Reestruturação e Recuperação de Empresas
- Administração Judicial em recuperação de empresas e falência
- Family Business
Ambiente favorável para fusões e aquisições
Em 2018, os anúncios ao mercado, incluindo aquisições de controle, incorporações e vendas de participações minoritárias, somaram R$ 177,2 bilhões, volume 28% maior que o registrado no ano anterior, segundo dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Neste ano, as operações também seguem em ritmo acelerado, principalmente em setores como o de TI e serviços financeiros, muito influenciados por condições favoráveis ao desenvolvimento de novas tecnologias.
No entanto também é recorrente notar outros aspectos em empresas que se encontram em situação de recuperação judicial, falência ou dívidas de curto prazo, por exemplo, e recorrem aos processos de M&A para sobreviverem neste mercado atual carente de otimismo.
Em todo caso é fundamental que as empresas desenvolvam planos de execução estruturados para efetuar uma transação bem-sucedida.
O que torna uma empresa atrativa para captar investimentos?
O principal atrativo atualmente é um modelo de negócio bem delineado suportado por conceitos inovadores, como crowdsourcing, data analytics e inteligência artificial que tenham capacidade de ser escaláveis com relativa facilidade. Além disso, negócios tradicionais com um bom histórico de resultados e em processo de consolidação também são ativos bastante atrativos, em especial aos investidores estratégicos.
Ter conhecimento dos fatores de risco e mantê-los controlados também são pontos relevantes considerados pelos investidores. Estes aspectos podem ser:
- Convencionais – considerando informações financeiras confiáveis para realizar avaliações adequadas do negócio, além de mapear os principais riscos tributários e trabalhistas.
- Operacionais – avaliando a eficiência das atividades para atender as novas necessidades; sistemas tecnológicos que suportem as operações; capital humano e reestruturação de cargos para evitar sobreposição de pessoal; e posicionamento comercial e carteira de clientes.
- Transicionais – em que a cultura da empresa precisa ser reavaliada para que eventuais diferenças sejam superadas para não impactar o desempenho das transações.
Para compreender como estruturar um ambiente mais favorável aos processos de M&A projetados pela sua empresa, alinhado às expectativas de realizar uma transação bem-sucedida, conte com o auxílio da equipe de Transações da Grant Thornton.