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Inovação conduzindo o futuro da auditoria

A capacidade de análise e interpretação de dados por meio de tecnologias disruptivas tem transformado diversas áreas de atuação, inclusive em empresas de auditoria interna e externa. Tradicionalmente, essas funções fornecem perspectivas baseadas em amostras de atividades passadas. Agora, bons auditores podem obter insights em tempo real sobre os riscos e oportunidades de uma organização, com base em uma análise do universo completo das transações de uma companhia possibilitada pelos sistemas de automação.

Essa mudança têm o potencial de elevar o nível da qualidade e eficiência das auditorias, ao mesmo tempo em que geram mais potencial de negócios. Para isso, é necessário investir na implementação de processos capazes de realizar a promessa de inovação, além de repensar os critérios de contratação e desenvolvimento de pessoas engajadas em aproveitar ao máximo as novas ferramentas disponíveis.

Neste sentido, o futuro da auditoria [ 2359 kb ] pode ser determinado por empresas que atendem com sucesso a ambos os desafios, sendo capazes de criar maior valor para clientes e acionistas, e conquistar seu lugar entre os líderes do setor.

Impactos diretos da inovação nas auditorias

A atuação dos auditores, até então, era impulsionada pela amostragem estatística e focada nas demonstrações financeiras de final de ano. Com os avanços em automação e análise se tornou possível desempenhar as funções ao longo do ano.

Ferramentas inovadoras proporcionam a capacidade de mergulhar profundamente nos negócios, em tempo real e de forma contínua para identificar áreas potencialmente problemáticas e de oportunidades que possam ser rapidamente implementadas. Os vencedores serão aqueles que possuem o conhecimento para analisar os dados e aplicá-los com sabedoria na tomada de decisões críticas.

Cultura organizacional: a outra metade da equação

Mesmo com os dados e ferramentas analíticas mais impressionantes, são as pessoas envolvidas que tornam essa análise relevante para as principais decisões nos negócios. As empresas de auditoria precisam estar dispostas a investir nas soluções que irão aprimorar seus serviços para os clientes e na identificação do talento que garantirá o maior valor. Saber qual a melhor forma de alavancar o aspecto humano da auditoria é fundamental para aprimorar processos e fazer entregas mais inteligentes para os clientes.

O que fica evidente é a importância da cultura organizacional. É altamente provável que os responsáveis ​​pela condução da auditoria apresentem um novo perfil, que refletirá em características pessoais e profissionais muito diferentes dos talentos de auditoria do passado.

O primeiro passo essencial nesse ambiente disruptivo é abraçar a mudança, em vez de resistir a ela. A mudança já está aqui e as empresas que aplicam avanços em automação e análise liderarão o caminho.

Ao construir essa cultura, as companhias de auditoria trabalharão mais de perto com os clientes, fornecendo insights e mantendo sua independência. Os dados serão vistos como um ponto de partida - não apenas um fim em si - para discussões mais amplas sobre a indústria, os negócios e os objetivos estratégicos.

O talento necessário para operar efetivamente nesse novo ambiente incluirá o chamado “citizen data scientists”. Isto é, profissionais que entendem não apenas como reunir e analisar os dados certos, mas também como interpretá-los dentro do contexto de um determinado setor e companhia.

Novas competências exigidas

É quase certo que os profissionais de auditoria gastarão menos tempo em tarefas manuais e repetitivas, podendo focar em tarefas que exigem julgamentos e insights mais profundos com base nos dados. As competências que cada vez mais serão procuradas incluirão:

  • Curiosidade;
  • Desenvoltura;
  • Flexibilidade;
  • Resiliência;
  • Facilidade em aprendizado.

Esses profissionais precisarão de novas habilidades em análise de dados, combinadas com a perspicácia de negócios para interpretar a análise no contexto apropriado. 

O papel do Conselho

Os conselhos devem procurar companhias de auditoria que possam oferecer serviços da mais alta qualidade, tendo ferramentas e experiências profissionais para agregar maior valor.

Como em qualquer relacionamento de serviços profissionais externos, os diretores devem esperar uma conversa contínua que aplique perícia profissional específica às operações e objetivos estratégicos da companhia.

A melhor notícia para os clientes é que, ferramentas e processos inovadores para auditorias melhorarão a qualidade e a eficiência, gerarão novos insights e elevarão a função da auditoria em geral. Como acontece com qualquer decisão importante que tenha implicações de longo alcance, os conselhos terão que fazer sua lição de casa ao escolher de maneira ponderada uma empresa de auditoria capaz de gerar benefícios substanciais para a companhia.

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