Tecnologia

Como dimensionar rapidamente as operações e as equipes?

Steven Perkins Steven Perkins

O dimensionamento de uma empresa de tecnologia é como andar numa corda bamba em chamas. Quanto mais rápido você for, mais você corre o risco de cair. Mas se for devagar demais, a corda toda vai queimar.

Dependendo do seu nível de maturidade para negócios, o desafio para as empresas de tecnologia é um pouco diferente - mas os princípios permanecem os mesmo: crescer ou morrer. Para ser a próxima marca de tecnologia estimada em bilhões de dólares, os CEOs precisam descobrir como dimensionar e normalizar mais rápido do que seus rivais - sem comprometer o DNA desses rivais.

Protegendo o núcleo
A boa notícia é que os serviços “on-demand” e de armazenamento na nuvem das empresas tornam a expansão mais barata e menos complexa do que nunca. Empresas de tecnologia de dimensionamento podem usar ferramentas de sistematização como o Jira para acompanhar as questões e gerenciar softwares dispersos. Enquanto isso, as ferramentas de colaboração como Yammer, Skype e Base Camp permitem trabalho em equipe entre as equipes descentralizadas.

Mas as empresas de tecnologia não conseguem crescer de forma eficaz se não cuidarem também da estrutura de núcleo, processos e funções. Investir em um núcleo forte não tem a ver apenas com manter a confiabilidade operacional, isso também pode abrir a porta para o crescimento futuro. Depois de ter atingido um nível básico de estabilidade em suas operações de negócios, você fica em uma posição mais forte para escalar rapidamente, ou para apoiar o próximo salto quântico para assegurar o financiamento adicional.

Visualizando além dos mercados iniciais
Após o sabor inicial do sucesso, as empresas de tecnologia ficam, invariavelmente, famintas por mais. Mas frequentemente há pouco espaço para crescer no mercado local. Mudar-se para novas áreas rapidamente se torna uma necessidade. As empresas de tecnologia têm várias abordagens abertas. Elas podem vender direto ao cliente no exterior a partir do seu mercado interno, trabalhar com intermediários ou parceiros estabelecidos com o conhecimento local ou reposicionar o negócio completamente.


Inovando o mix de produtos
Tecnologia e inovação são indissociáveis. Se as empresas de tecnologia não estão preparadas para repensar e melhorar a sua oferta existente, não são suscetíveis de alcançar a próxima fase de crescimento. Elas podem continuar adicionando novos recursos para garantir que o seu produto continue competitivo. Ou podem se concentrar em fornecer um melhor desempenho, fazendo melhorias incrementais aos recursos existentes do produto.

Banco de talentos
Para muitas empresas de tecnologia em crescimento, o maior obstáculo é a falta de talento. Essa escassez não é dirigida apenas pelo setor de tecnologia - todos os setores estão à procura de habilidades digitais. Para superar os desafios, as empresas de tecnologia podem explorar uma série de opções; abertura de loja em áreas ricas em talento; mudar-se para partes da cidade onde haja maior concentração de pessoas talentosas; aquisição de equipes já formadas; fornecer ofertas inovadoras aos funcionários; e contratar profissionais para trabalhos freelances.

Perguntas importantes: operações e equipes

  • Se esperarmos muito, alguém vai roubar nossas ideias? E como podemos impedi-los?
  • Quais são os grandes impasses por que passamos quando decidimos fazer um dimensionamento rápido?
  • Como preservamos e expandimos nossa cultura à media que fazermos um dimensionamento?
  • Como atraímos, mantemos e remuneramos profissionais talentosos à medida que expandimos?
  • Qual é o momento para enxergar além do nosso mercado inicial? E o que devemos priorizar quando chegar a hora?
  • Qual abordagem faz mais sentido para a nossa empresa quando o assunto é proteger nossos bens intelectuais?

Receba nossas informações:

Veja artigo completo
Download PDF [ 3784 kb ]