Artigo

Como blockchain pode transformar as transações corporativas?

Se as transações corporativas fossem um país, elas seriam a maior economia do mundo. No entanto, muitas vezes recebem pouca atenção e sofrem de sistemas incompatíveis. A tecnologia blockchain oferece uma maneira de trazer o controle necessário para esse volume significativo de operações.

As transações financeiras entre empresas são estimadas em 30 a 40% da economia global, demandando exigências legais, desafios contábeis, estresse operacional e responsabilidades fiscais frequentemente internacionais e também entre companhias.

Apesar de somarem entre 40 e 60 trilhões de dólares anualmente, essas transações - que incluem a venda de produtos, o licenciamento de tecnologia, a prestação de serviços e a extensão do crédito - são frequentemente negligenciadas e incoerentes. Em muitos casos, envolvem vários sistemas ERP informados por processos manuais e baseados em Excel, reconciliados após semanas, se não meses, da transação real.

Erros em formulários alfandegários ou de tributação podem levar a penalidades que dobram a despesa original. Na pior das hipóteses, transações incorretas entre empresas do grupo podem resultar em distorção relevante nas demonstrações financeiras.

Frequentemente, os sistemas não fornecem informações confiáveis ​​aos tomadores de decisão e são raramente abastecidos pelas necessidades dos stakeholders corporativos.

Quais empresas se beneficiam da atenção às transações corporativas?


Mesmo um pequeno fabricante com instalações em dois países, contratando fabricantes em outro e múltiplos distribuidores para dezenas de países, precisa prestar atenção às suas transações.

O maior interesse está concentrado em empresas com mais de 40 pessoas jurídicas, que fazem negócios em mais de 30 países - especialmente se as transferências entre empresas representam uma parcela significativa da receita externa, por exemplo mais de 30% ou US$ 1 bilhão. A dependência de vários sistemas ERP, a assimilação de aquisições recentes, a adoção de um modelo de negócios complexo e a proliferação de transações e requisitos entre empresas aumentam ainda mais a necessidade de uma política corporativa coerente.

As empresas atentas a essas necessidades se beneficiarão da governança intencional, dos processos definidos e compartilhados e da automação inteligente.

Os benefícios refletem em toda a organização

Ao melhorar esses processos, é possível reduzir custos, minimizar erros de material, reduzir reservas de FASB 5 e FIN 48, aumentar a receita de vendas, gerenciar melhor o risco cambial (o que reduz os custos de hedge e aumenta a validade da demonstração do resultado). Além disso, os dados acumulados se tornam melhores, o que facilita um melhor planejamento; você pode gerenciar o inventário com mais precisão; você pode tomar melhores decisões estratégicas de aquisição.

Como cada área é impactada:

  • Impostos - redução de riscos e custos para transferências de impostos e auditorias indiretas;
  • Tesouraria - redução do risco cambial e aumento da liquidez global;
  • Finanças - menos surpresas contábeis;
  • Cadeia de suprimentos - melhor cumprimento alfandegário e logística reduzida custos;
  • Legal - planejamento aprimorado de responsabilidade global;
  • RH - planos de remuneração global mais coerentes;
  • Fabricação / distribuição / vendas - menos interrupções nas operações.

O papel do blockchain

A chave para adicionar rigor, transparência e coerência às suas transações entre empresas pode ser a tecnologia blockchain. Por uma análise feita pela International Data Corporation, 45% dos líderes do setor o usarão como a principal tecnologia de gerenciamento de transações entre empresas.

Desenvolvido como uma maneira de facilitar as transações do Bitcoin, o blockchain se tornou uma ferramenta poderosa por si só. Em sua essência, trata-se de um sistema de contabilidade distribuída que permite o movimento da riqueza e o compartilhamento de informações em um único banco de dados de origem. Embora desenvolvido como um shareware público, os blockchains privados fornecem os benefícios de um ledger compartilhado e imutável dentro do ambiente digital privado de sua empresa.

Blockchain é uma maneira eficiente de fornecer transparência, auditabilidade e rastreabilidade. Serve para validar transferências e criar um registro compartilhado. Embora qualquer banco de dados possa fornecer informações, essa tecnologia é única na criação de um registro imutável (enquanto, acidentalmente, acumula um banco de dados útil). Se alguém alterar um período em um contrato, ele se tornará visível.

Como o blockchain funciona:

  • A tecnologia é capaz de armazenar transações individuais (blocos "aka") em uma ordem cronológica para criar uma cadeia;
  • Cada transação recebe seu próprio código criptografado, conhecido como um valor de hash. O hash é parte do “quebra-cabeça criptográfico” que precisa ser resolvido para adicionar o bloco à cadeia de blocos;
  • Se algum dado for alterado, todos os blocos subsequentes na cadeia de blocos se tornarão inválidos.

Embora os dados de transações não possam ser alterados sem afetar visivelmente o blockchain, uma das vantagens da tecnologia é a incorporação de contratos inteligentes - ou seja, contratos que definem termos variáveis, como taxas de câmbio no momento em que o contrato é criado. Na verdade, isso pode fazer com que a criação de contratos seja contingente a essas variáveis ​​dentro dos parâmetros especificados.

Os blocos podem consistir em uma ampla gama de informações relevantes: pedidos de compra, faturas e preços de transferência, bem como documentação de conformidade ambiental e práticas trabalhistas justas.

Seu blockchain privado seria integrado ao ERP e aos processos de negócios de sua organização. Idealmente, isso seria feito com o mínimo de interrupção nesses processos e poucas, ou nenhuma, etapas adicionais por parte dos funcionários que realizam transações diárias. Ao mesmo tempo, a solução refletirá as necessidades dos stakeholders e fornecerá uma linha clara de site para as informações de que precisam. Relatórios de auditoria e regulatórios e dados de planejamento estarão prontamente disponíveis.

Um sistema forte refletirá seu legado - as finalidades, lacunas e particularidades dos processos existentes – enquanto acomoda futuros complementos, como a IoT e a tecnologia de reconhecimento óptico. Implementada corretamente, essa tecnologia promete impactar positivamente seus custos, seus riscos e seu fluxo de informações.