article banner
Artigo

Qual a estratégia tecnológica da sua empresa?

Aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, análise de dados, IA, blockchain— não há dúvidas que, quando se trata de tecnologia, existem diversas ferramentas para ajudar no crescimento das empresas. Mas, quais são as tecnologias certas para o seu negócio?

Não é uma pergunta fácil de responder — e foi levantada e discutida recentemente por CEOs e CFOs de empresas estatais. Em que todos eles concordaram? No ambiente comercial que temos hoje, você não pode simplesmente investir em tecnologia, pela tecnologia em si. Para evitar interrupções e realmente prosperar, você precisa ser deliberado sobre como aproveitar as diversas tecnologias disponíveis ao seu alcance.

Então, como você diferencia as ferramentas que impulsionarão seus negócios e aquelas cujos custos excedem seus benefícios? Ao garantir que sua abordagem seja estratégica, reserve um tempo para conquistar os funcionários que a utilizarão e assegure que cada investimento tenha um objetivo.

Crie uma estratégia sobre tecnologia

Diante da extrema importância da tecnologia nos negócios atualmente, é compreensível que ela precise de sua própria estratégia, alinhada com a estratégia do negócio. Esse plano deve garantir que sua adoção da tecnologia se enquadre na direção geral da sua empresa e faz parte do seu plano para atingir metas comerciais específicas.

Para integrar efetivamente a TI à sua estratégia de negócios, você pode precisar dar à sua equipe uma voz mais alta nas discussões sobre estratégia, em vez de impor a estratégia de negócios a elas. Isso pode garantir que você aloque recursos da empresa para os investimentos em tecnologia mais adequados à sua organização.

Conquiste seus colaboradores

Um investimento em nova tecnologia vale muito pouco se o seu pessoal não estiver disposto a usá-lo. Por esse motivo, é importante que, a cada novo investimento, você tenha um plano para integrá-lo efetivamente à sua cultura.

Isso provavelmente envolverá a percepção do que seu pessoal é capaz do ponto de vista de habilidades - e com o que eles se sentem confortáveis. Com essas informações em mãos, será mais fácil desenvolver programas e políticas de treinamento para garantir que a nova tecnologia esteja no foco de seus funcionários e eles entendam o valor dela. Isso, por sua vez, aumentará suas chances de garantir que seus funcionários recebam a nova tecnologia de maneira mais positiva.

Investimento consciente em tecnologia

Nesta era de negócios, se você não está pensando em coisas como tecnologia - e, especificamente, dados - provavelmente está ficando para trás. Mas isso não significa que você já deve mergulhar de cabeça.

Reserve um tempo para entender quais ativos e processos você já possui e como eles podem ser melhor aproveitados para aprimorar seus negócios e, em seguida, determinar quais formas de tecnologia são necessárias para alcançar ainda mais suas metas finais predeterminadas (descritas em sua estratégia de negócios).

Por exemplo, no caso da análise de dados, é provável que sua organização já esteja coletando dados - simplesmente não está fornecendo informações úteis. Se um dos objetivos da sua empresa é lançar um novo produto ou serviço em um futuro próximo, é provável que você queira usar seus dados para entender melhor os hábitos de compra de seus clientes e antecipar o tipo de produto ou serviço que eles mais apreciariam.

Em muitos casos, isso pode envolver um mergulho profundo, descobrir quais informações você coletou no passado, especificar esses dados e determinar o que é relevante. Você também pode querer estabelecer um conjunto de indicadores-chave de desempenho relevantes (KPIs) e usar os dados para lançar luz sobre eles.

O futuro está aqui

Goste ou não, a tecnologia é um elemento básico no ambiente de negócios de hoje - e está mudando o tempo todo. Para acompanhar o ritmo, as organizações terão que voltar sua atenção para a criação de uma forte estratégia tecnológica, trabalhando para envolver os funcionários e garantir que todo investimento tecnológico tenha um objetivo.

 

Barra decorativaQuer saber como a Grant Thornton Brasil pode auxiliar na transformação digital e cultural da sua empresa?

 

Entre em contato conosco

Confira também