Tributos

Oportunidades da automação fiscal

A habilidade e prontidão de sua atividade fiscal para desempenhar um papel mais central e direto no aconselhamento sobre estratégia comercial e orientação de implantação operacional será vital para ajudar a conduzir seu negócio durante a disrupção que está transformando também papéis diários dentro da área fiscal.

As novas tecnologias permitem que os profissionais tributários assumam um papel estrategicamente influente e gerem os insights analíticos e informações em tempo real para comprovar isso. Portanto, como sua função tributária pode tirar vantagem das mudanças futuras? Este artigo investiga as implicações da automação e as estratégias para manter seu negócio atualizado.

Disrupção e transformação digital

A disrupção é sempre desestabilizadora, mas ignora-la é a pior opção e a administração tributária deve ser uma das profissões mais afetadas pelo impacto de transformação digital.

Até o momento, funções tributárias estão acostumadas à desestruturação, especialmente considerando que a legislação está sempre mudando. Enquanto automação e Inteligência Artificial (IA) são estabelecidas para fornecer uma nova fonte de agitação, profissionais tributários poderiam terminar se mudando para o centro da etapa estratégica e sendo mais valiosos e influentes dentro do negócio. Portanto, como sua função tributária pode tirar vantagem das mudanças futuras?

Máquina e computação cognitiva

A conformidade fiscal de rotina está se tornando cada vez mais digitalizada e automatizada. Isso pode não só reduzir custos, acelerar o progresso e permitir operação de 24 horas, mas também levar à maior padronização e menos erros. O que isso significa para a função tributária de hoje?

Investimento em automação e IA

Autoridades fiscais esperam uma maior quantidade de informações em mais detalhes, dentro de menos tempo e em alguns casos, mesmo em tempo real. Isso coloca pressão intensa em sistemas, processos e verificações de precisão de função tributária.

Uma função tributária que ainda conta primariamente com capacidades manuais e de baixa tecnologia, ou uma que permita que essas novas exigências criem sua própria indústria artesanal, sofrerá para manter-se atualizado. Na verdade, investimento em automação e IA pode ser a única forma viável para responder a velocidade e precisão exigida.

Repensando o papel do profissional tributário

Profissionais tributários sempre foram os guardiões de conhecimento sobre um campo excepcionalmente complexo. No entanto, a disponibilidade de muitas dessas informações na internet e dentro de fóruns sociais está combinando com o crescimento de IA, aprendizagem tecnológica e novos modelos de negócio, tais como a economia colaborativa para mudar a natureza e papel da profissão tributária. Em vez de olhar para essas novas fontes de conhecimento e suporte de decisão como uma distração ou uma ameaça, como você pode fazer o uso mais efetivo delas?

O ecossistema fiscal emergente

O que já está claro é que um novo ecossistema fiscal está crescendo. O que é esperado de equipes fiscais e seus relacionamentos com as autoridades comerciais e fiscais vai ser muito diferente do que nós sabemos hoje. Automação e IA são condutores chave, catalisadores e possibilitadores de mudança.

Para aproveitar esta oportunidade é importante estar sintonizado com as possibilidades de mudança. Você pode começar a reformar o talento, capacidades operacionais e missão fundamental necessária para tirar vantagem desses desenvolvimentos. O sucesso pertencerá àqueles que incluírem o elemento humano (que não está sujeito à desestruturação digital) e fizerem uso efetivo de soluções automatizadas e IA.

O crescimento de IA e aprendizagem de máquina e novos paradigmas, tais como economia colaborativa, continuarão a ter um impacto significativo e duradouro sobre a profissão tributária. Como você os trata será a questão principal. Se você quiser discutir sobre estas e outras questões, entre em contato com a nossa área de consultoria tributária.

 

Receba nossas informações: