Middle Market

Governo Trump: confiança das empresas de Middle Market

Análise referente ao 4° trimestre de 2016

Somente o tempo dirá o que a administração de Donald Trump realmente significará para o middle market. Mas se o primeiro barômetro trimestral realizado desde a histórica eleição presidencial dos EUA em novembro fornece alguma indicação, os líderes empresariais - sejam reagindo a indicadores econômicos mais positivos ou antecipando uma administração mais amigável às empresas - estão muito otimistas em relação ao futuro. De fato, a confiança está no nível mais alto desde que a pesquisa começou, há mais de cinco anos.


Quando se trata da economia dos EUA como um todo, 81% das empresas se sentem confiantes, o que está impulsionando o crescimento orgânico. Quarenta por cento dos entrevistados disseram que é extremamente provável ou muito provável que eles irão introduzir um novo produto ou serviço, ou expandir para um novo mercado dos EUA no próximo ano. Apenas 25% disseram que uma aquisição é extremamente provável ou muito provável.

Será um Déjà Vu?
Houve outros períodos no ciclo econômico em que a alta confiança levou a uma exuberância similar. Na recente escalada do mercado de ações, algumas empresas estão se perguntando se a bolha vai estourar.



Empresas do mercado intermediário estão relatando crescimento médio na receita de 6,7% por ano. Compare isso com a maioria dos números para o crescimento do PIB global (geralmente abaixo de 2%). Como o crescimento para o mercado intermediário excede significativamente o crescimento geral da economia, isso sugere que o pico de confiança é suportado por resultados reais em comparação com expectativas infladas (uma bolha).

Confiante mas…
Embora a confiança esteja alta, a pesquisa revelou algumas incertezas. Há um aumento no número de empresas citando o governo como uma área de preocupação para os seus negócios - especificamente, as muitas incógnitas sobre como a administração de Trump e o Congresso republicano irão criar mudanças através da política. 

Conclusão
A confiança dos negócios tem sido historicamente um dos melhores indicadores de crescimento futuro. Confiança desenfreada cria bolhas. A confiança baseada em resultados reais, como refletido na pesquisa deste trimestre, impulsiona o investimento inteligente e a inovação - os verdadeiros motores do crescimento.

Leia o relatório completo sobre a análise do 4° trimestre de Middle Market do National Center.

 Receba nossas informações: