Especial Infraestrutura

Infraestrutura: Desafios, oportunidades e perspectivas para 2025

A contínua redução do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro nos últimos anos causou uma verdadeira desidratação econômica no final de 2016: inflação de 6,29% após o pico de 10,67% no ano anterior, aumento da taxa de desemprego para 12% - resultando em mais de 12 milhões de pessoas sem carteira assinada – e um déficit primário recorde de R$ 161 bilhões, o equivalente a 2,47% do PIB.

Essa conjunção de encolhimento da economia e o desequilíbrio fiscal resultou na redução drástica nos níveis de investimentos em Infraestrutura que, por décadas, já se apresentavam em níveis insuficientes para repor a depreciação e realizar a manutenção das operações existentes.

O início da recuperação econômica em 2017, o aumento do interesse de investimentos estrangeiros em ativos brasileiros e a liquidez externa favorável, pode ser o momento ideal para o setor ser beneficiado com uma nova oportunidade de investimentos maiores e alocação eficiente dos recursos a fim de sanar as necessidades em regiões específicas do país.

Com um olhar atento ao novo ciclo de retomada do país, a Grant Thornton lança o estudo Infraestrutura: desafios, oportunidades e perspectivas para 2025, elaborado pelo sócio-líder de Transações, Paulo Funchal.

O material completo, disponível para download, aborda os segmentos de logística (rodoviária, ferroviária, portuária e aeroportuária), telecomunicações, saneamento, energia elétrica, petróleo e gás natural, com uma análise acerca da evolução da Infraestrutura brasileira, ingresso de capital estrangeiro, avanço do mercado de capitais, desafios econômicos e as perspectivas para os próximos anos.

Clique aqui [ 5466 kb ] e faça o download completo do estudo Infraestrutura: desafios, oportunidades e perspectivas para 2025.

Baixe o infográfico resumido
Download PDF [ 1510 kb ]