Tax

Implantação do eSocial requer readequação de processos

Empresas de todos os portes passam por uma fase de readequações e adaptações desde a aprovação da Reforma Trabalhista. Com a implantação do eSocial houve mais um aumento no grau de complexidade enfrentado e também novos desafios.

De acordo com pesquisa do Banco Mundial, as empresas brasileiras gastam 1958 horas por ano para cumprir as obrigações com o Fisco. O eSocial por sua vez organiza e transmite informações de forma unificada, o que agrega valor em termos de agilidade. “Todos os eventos desde a admissão até o desligamento de um empregado, mais de 15 informações passam pelo sistema e são transmitidas de forma unificada, fazendo um reporte à vários órgãos em uma única transmissão”, explica o diretor especialista da área trabalhista e previdenciária da Grant Thornton Brasil, Alberto Procópio.

Existe o entendimento de que o eSocial também é um sistema que possui aspecto arrecadatório. Em virtude disso, é cada vez mais necessário revisar processos e garantir que as informações geradas e transmitidas através do eSocial sejam exatas e fidedignas, uma vez que procedimentos equivocados podem gerar multa. “Tudo isso aumenta consideravelmente a exposição da empresa ao calcular e transmitir estes dados, que são vinculados de forma automática com a autarquia competente”, explica Alberto Procópio

O eSocial recebe os arquivos com um layout especifico, portanto, o primeiro passo é adequar o sistema de folha de pagamento para poder transmitir os arquivos dentro de uma sequência lógica. Posteriormente é necessário assegurar que os cálculos sejam precisos e as informações exatas para garantir o recebimento dos dados e evitar retrabalho.

“A Grant Thornton tem expertise para diagnosticar dificuldades e falhas nos processos bem como propor soluções para viabilizar o uso do sistema de forma segura e precisa para que a empresa não tenha problemas posteriores por conta de dados incorretos”, ressalta Alberto Procópio.

Nossos profissionais possuem expertise e conhecimento para adequar práticas e sistemas para potencializar seu negócio e fazer controle de risco.