IFRS News - Edição especial

Estrutura conceitual para relatórios financeiros

A IASB (International Accounting Standards Board) publicou a revisão da estrutura conceitual para relatórios financeiros que esclarece e atualiza a orientação existente publicada em 1989 e atualizada em 2010.

Esse novo material preenche lacunas nas áreas em que havia pouca ou nenhuma orientação.

 

A Estrutura Conceitual descreve o objetivo e os conceitos de relatórios financeiros para fins gerais, com as seguintes finalidades:

• auxiliar a IASB no desenvolvimento de Normas IFRS baseadas em conceitos consistentes;

• auxiliar os preparadores no desenvolvimento de políticas contábeis para transações ou eventos para os quais nenhuma norma se aplica ou quando uma norma permitir uma escolha de política contábil;

• ajudar todas as outras partes a entender e interpretar as normas.

 

A Estrutura Conceitual revisada contém um conjunto abrangente de conceitos, fazendo algumas mudanças importantes na versão anterior. Entre elas: medição, apresentação e divulgação, a entidade que relata e o desreconhecimento.

Atualiza ainda mais as definições de ativos e passivos e as orientações sobre reconhecimento, bem como esclarece os conceitos de incerteza de medição, prudência, administração e substância sobre a forma.

Esta edição especial do IFRS News explica as principais características da estrutura conceitual revisada e fornece insights práticos sobre sua aplicação e impacto.

 

Para maiores esclarecimentos entre em contato com a nossa equipe de auditoria. Possuímos uma equipe internacional especializada em IFRS e USGAAP no Brasil para ajudar a sua empresa e mitigar eventuais riscos.

Baixe o material completo