BPS

Como o BPS usa a tecnologia em favor dos negócios

Murilo Pires Murilo Pires

Em um período de crise, as empresas buscam reduzir custos, e a saída, muitas vezes, passa pela terceirização de serviços de back office. Este, inclusive, foi um dos motivos para que, ainda que o cenário econômico fosse instável em 2016, esse quadro não se apresentasse como negativo para o mercado de BPS (Business Process Services).

Isso porque, a tecnologia tem sido fator crucial para o crescimento do BPS nos últimos anos, devido à captura de dados e o acesso à informação terem seu potencial de aproveitamento aumentado por conta de alternativas modernas, como a tecnologia em nuvem.

As empresas têm notado ao contratar uma consultoria de BPS elas ganham mais que apenas o outsourcing, elas ganham uma proposta de valor diretamente vinculada aos objetivos de negócio. Afinal, esta consultoria atuará com diversos sistemas de operação, tendo a possibilidade de coletar dados consistentes e entender como seus diferentes clientes trabalham em cadeia, complementando áreas de atuação.

Outro fator de destaque para o interesse das organizações em utilizar o BPS é que ele está atrelado ao modelo de tecnologia cognitiva, que vai além de dados e processos para enxergar e capturar o que a empresa espera, transcendendo a análise básica de informações e se tornando parte fundamental para a tomada de decisão.

Mas, por que o crescimento do BPS só se deu agora?

O desenvolvimento tecnológico e sua incorporação aos serviços de terceirização têm contribuído para reduzir os obstáculos que persistem para algumas empresas ao considerarem investir em uma consultoria de BPS.

Embora seja evidente a capacidade da terceirização proporcionar redução de custos e aumento de produtividade, algumas empresas ainda têm receio de ter parte de suas operações sendo realizadas remotamente por terceiros, em outras localidades.

Sustentadas pela tecnologia, as consultorias de BPS desmistificam essa visão oferecendo, além de relatórios financeiros locais e de conformidade fiscal, rotinas melhores do que aquelas que já são praticadas internamente.

Outro fator que chama a atenção das organizações para contratação de serviços de BPS, é a visão técnica e atualizada que uma consultoria oferece, por meio de rotinas de treinamentos técnicos de suas equipes de atendimento, que trazem uma análise de dados mais concisa e rápida.

Todos estes fatores contribuíram para o crescimento da contratação de BPS nos últimos anos, mas o que realmente vai impulsionar este mercado nos próximos é, além da atualização constante tecnológica, a parceria entre consultoria e cliente, que tende a ter um papel cada vez maior nas organizações, com as consultorias de outsourcing participando de comitês estratégicos, apresentando dados estatísticos, e marcando presença nas decisões de negócios.

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