Imposto indireto

A implementação do IVA/GST nos mercados emergentes

IVA/GST estão na vanguarda da mudança global da tributação direta para a tributação indireta.

A redução das taxas de impostos em muitos países, os impostos sobre o valor agregado (IVA) ou impostos sobre os bens e serviços (GST) novos ou aprimorados estão causando a mudança.

A implementação do IVA/GST é desafiadora, mas não há necessidade de torná-la mais difícil que o necessário, deixando-a para a última hora ou apenas envolvendo equipes de impostos e finanças. Todo o seu negócio precisa ser responsivo a esta mudança, visto que cada função, do marketing até os recursos humanos, será afetada. Para minimizar a interrupção de negócios, um planejamento cuidadoso e um gerenciamento disciplinado de projetos, mobilização e governança são exigidos.

Com base nos conhecimentos adquiridos ao trabalhar com clientes na implementação de IVA/GST em uma variedade de mercados emergentes, este artigo analisa como garantir que o seu negócio esteja à altura do planejamento, da aplicação das novas exigências e de como lidar com as implicações estratégicas.

Os impostos sobre o consumo, como o IVA/GST, são reconhecidos como um mecanismo mais eficaz de captação de impostos do mercado interno no atual ambiente digital. Os governos também gostam do IVA/GST, pois eles lhes permitem manter as receitas fiscais, oferecendo alíquotas corporativas e pessoais competitivas. Um imposto de consumo bem desenvolvido e difundido permite que várias alavancas fiscais sejam puxadas para criar um cenário fiscal competitivo.

Na realidade, ao implementar um IVA/GST, há várias questões e complexidades a serem consideradas e abordadas, tais como:

  • Sensibilidade política
  • Preço, lucro e reputação
  • Desafios operacionais
  • Alcance internacional

Se colocarmos esses desafios multifacetados e, muitas vezes, sobrepostos juntos, é claro que o IVA/GST é uma mudança completa nos negócios, que alcança várias operações de negócios em graus variados.

Veja artigo da Grant Thornton sobre o tema e em caso de dúvidas ou comentários sobre as questões levantadas, nossos especialistas em impostos indiretos estão disponíveis.

Entre em contato conosco!

 

Receba nossas informações:

Baixe o conteúdo completo
Download PDF [ 1715 kb ]