article banner
Consultoria

Converta novos e antigos desafios em vantagens competitivas

O futuro prevê um crescimento próspero para as empresas de tecnologia que agora passam por desafios novos e antigos. Ao chegar a um acordo com a disrupção, os líderes estão descobrindo que as soluções são encontradas nas tecnologias.

“A disrupção da tecnologia apresenta uma moeda de dois lados - oportunidades e complexidades”, disse Steve Perkins, diretor-gerente nacional da Prática da Indústria de Tecnologia (TIP) da Grant Thornton, no recente webcast The Future of Growth and the Technology Industry. A fim de virar a moeda para o lado da oportunidade, considere estas questões e as ações tecnológicas para abordá-las. 

Novos desafios repousam na pressão regulatória e na cautela do cliente

Duas novas questões que devem ser enfrentadas vêm do governo - sob a forma de regulamentação - e de clientes que temem que sua privacidade e segurança não sejam protegidas. 

Regulamentos 
A expansão nacional e global traz consigo uma multiplicidade de questões regulatórias. Em todo o mundo, as autoridades reguladoras estão se tornando mais adeptas ao uso de ferramentas inteligentes para analisar dados corporativos e trocá-los com organizações de pares. Elas monitoram a conformidade aqui e no exterior, com países que impõem regras separadas sobre dados e ciber. A complexidade regulatória, o volume e o risco estão aumentando, de acordo com o relatório da Grant Thornton The Future of Growth and the Technology Industry: Reinventing the “New,” Again. 

É fundamental construir um modelo de negócios de conformidade, aconselhou Bill Johnston, líder do setor TIP do Espaço Aéreo e Defesa e Contratantes de Governo dos EUA. Ele recomendou que as empresas aproveitem a tecnologia para examinar estrategicamente todo o processo de conformidade e passar de uma posição defensiva para uma posição ofensiva. 

Confiança 
Um segundo desafio fundamental está relacionado à confiança do cliente. A confiança está sob constante assalto, portanto, deve ser continuamente conquistada. Os clientes sabem que as ameaças são contínuas e temem que a segurança e a confiabilidade não se mantenham. 

As empresas tecnológicas, como todas as organizações, devem proteger seus próprios ativos, mas têm obrigações exponenciais de proteger os dos seus clientes. As empresas de serviço são alvos específicos de criminosos, advertiu o Líder Fiscal Nacional de TIP, Joel Waterfield; as recompensas de hacking são altas por causa dos dados de várias empresas. 

O relatório da Grant Thornton sugere essas etapas para proteger sua empresa e seus dados e sistemas de clientes: 

  • Utilize padrões elevados de criptografia, confiabilidade e desempenho
  • Instituir salvaguardas contra a exploração de dados pessoais
  • Demonstre vigilância proativa para diferenciar sua empresa no mercado


Reconheça mudanças nos desafios familiares

A forma que as empresas lidam com novos desafios é tão importante quanto abordar os desafios existentes. Os líderes são sábios para dar uma nova olhada nas abordagens antigas e estão prontos para reajustá-las. 

P&D
Antes, P&D tinha tarefas específicas – trabalhe em um novo chip, adicione velocidade e obtenha mais transistores nele, e depois venda um computador mais rápido, disse Andy Ross, líder TIP de avaliações nacionais dos EUA. O investimento em P&D foi a melhoria dos produtos existentes. Agora, a área de P&D que não está sob o controle da tecnologia é uma oportunidade perdida. 

Em vez disso, é hora de ver a área de P&D como um bem muito mais amplo, não a propriedade intelectual no sentido das patentes, mas sim um modelo de negócio completo, disse Ross. Ele ofereceu um exemplo na Zara, a empresa espanhola de moda rápida, que criou um processo para detectar tendências e protótipos e fabricar roupas de última moda com entrega rápida. Para a Zara, P&D é sobre descobrir como colocar a tecnologia em uso em lojas de departamento e seus longos processos de design e cadeias de suprimentos. 

Ross disse que os líderes podem esperar mais de sua tecnologia, atribuindo-a para impulsionar P&D em modelos de negócios inovadores, valor, posição de mercado e fluxos de receita. Sua vantagem competitiva, também, não virá de um computador mais rápido, mas de um algoritmo melhor. 

Concorrência 
A disrupção continua com os concorrentes tecnológicos tradicionais dos EUA, mas alguns, como o Google e a Microsoft, estão crescendo muito em um modelo vencedor de tudo, explicou Perkins. Além disso, ele disse, "outsiders" anteriores - além das fronteiras dos EUA e da indústria de tecnologia - estão aumentando a pressão competitiva. Como exemplo, Perkins descreveu como o conglomerado multinacional da General Electric não apenas fabrica dispositivos para conexão à Internet de coisas (IoT), mas também as gerencia no mercado através da tecnologia construída para esse fim. Inovação adicional é orientada pela análise dos dados coletados pelos dispositivos. 

De acordo com Perkins, a interrupção também está aumentando através do efeito de rede, com tecnologias reunidas em comunidades de plataformas comunitárias como a Apple e a Amazon. Um efeito de rede brota da IoT, bem como com bilhões de dispositivos inteligentes capazes de atuar em um circuito fechado de comunicação. 

Como sua empresa pode garantir ser uma ruptora e não uma vítima de ruptura? Mantendo-a no circuito de tecnologia. Use a análise de dados para descobrir informações e eficiências para criar ou transformar produtos e serviços para atender às expectativas do mercado alvo e alcançar um mercado maior e em desenvolvimento, gerenciando o processo de inovação. Obtenha vantagem competitiva através de plataformas comunitárias, controlando e aproveitando dados para mudar a cadeia de valor. 

O ritmo dos desafios e das mudanças está claramente acelerando ao longo dos meses. O modelo posterior é obrigado a ser vencedor de tudo para aqueles que dominam a velocidade e o poder da tecnologia. 

Artigo