Global reach

PT-BR EN
Tributos

BEPS - instrumento multilateral

Então, o que o instrumento multilateral realmente significa para sua empresa? E com muitas das disposições de tratados atualizadas para entrar em vigor nos próximos 18 meses, como você pode garantir que estará pronto para as mudanças futuras?

A assinatura do MLI da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em junho foi uma conquista significativa na implementação do Plano de Ação de Erosão Base e Deslocamento de Lucros (BEPS). Ao traço de uma caneta, alguns dos 1.100 tratados bilaterais foram modificados para refletir elementos-chave do Plano de Ação BEPS.

O que é o instrumento multilateral BEPS (MLI)?

Quando o Plano de Ação finalizado foi lançado em 2015, a maioria dos observadores da lista de potenciais obstáculos à implementação do BEPS incluía como modificar todos os diversos tratados tributários bilaterais em todo o mundo.

O MLI fornece uma maneira rápida e fácil de alterar os tratados bilaterais sem a necessidade de negociar protocolos com cada país. Em essência, cada parte define quais os aspectos do BEPS que está preparado para aceitar nos seus tratados fiscais e, em seguida, isso é acompanhado de outros signatários.

Uma rede de arranjos fiscais de aranha

Diferentes agendas nacionais estão em operação quanto aos aspectos de BEPS que cada um dos 68 signatários concordaram variar consideravelmente. Muitos não se inscreveram, especialmente os Estados Unidos. O resultado é uma rede de arranjos fiscais de aranha em todo o mundo, o que só pode aumentar a complexidade e a incerteza dentro do cenário fiscal internacional.

Um ponto de mudança ou apenas mais incerteza?

A assinatura do MLI por tantos países e a consequente aceleração da implementação do BEPS sublinham o impulso político por trás do Plano de Ação, bem como a habilidade e determinação da OCDE para torná-lo realidade. A OCDE ajustou os duvidosos erros e o BEPS é agora um fato inevitável da vida.

O MLI exigirá que o seu negócio analise os tratados bilaterais através de uma nova lente. Você precisa avaliar as implicações por tempo suficiente para adaptar estratégias e operações fiscais. Leia o artigo completo sobre o instrumento multilateral BEPS e entenda as principais implicações para o seu negócio.

Se você quiser discutir sobre qualquer uma das áreas citadas neste artigo, entre em contato com nossa equipe especializada de consultoria tributária.

Leia artigo completo
Download PDF [ 153 kb ]

Conteúdo relacionado