• Skip to content
  • Skip to navigation
  • English
  • português (Brasil)
  • English
  • português (Brasil)
Global reach
  • Insights
  • Soluções
  • Indústrias
  • Programas e abordagens
  • Conheça nossos líderes
  • Junte-se a nós
    • Programa de Trainee
    • Vagas para experientes
    • Oportunidades
  • Eventos e webinars
Global reach
  1. HOME
  2. Insights
  3. Artigos e publicações
  4. Women in Business 2024 - Caminhos para a Equidade
hero banner

Cenário brasileiro

Women in Business 2024

Confira o relatório completo
  • Página inicial
  • Panorama geral
  • Cenário regional
  • Assumindo a liderança
  • Estratégias para o sucesso
  • Retorno aos escritórios
  • Cenário brasileiro

2024 marca o 20º ano do trabalho da Grant Thornton para monitorar e medir a proporção de mulheres que ocupam cargos de liderança em empresas de médio porte no Brasil e no mundo. 

Dados Brasil

O Brasil é o 10º país com mais mulheres em cargos de liderança, com 37%, dentre os 28 países abordados no estudo Women in Business: Caminhos para a equidade.

Apesar de positivo, o número representa uma queda de 2% em relação ao ano passado, quando atingimos o recorde de 39% de liderança feminina no País.

Os países com mais participação são:

De todas as empresas brasileira entrevistadas nesta edição, apenas 8% não tinham nenhuma mulher em cargos de alta gestão. 

Os 5 países com melhor resultado nessa classificação

Os 5 países com pior resultado nessa classificação são:

De acordo com o estudo, no Brasil, 23% dos cargos de CEO em empresas de médio porte são ocupados por mulheres.

No Brasil, 38,5% de CEOs de empresas de médio porte se disseram envolvidos com as ações de Diversidade, Equidade & Inclusão – número acima da média da América Latina (34,5%), mas bem abaixo da média global (46,8%).

No País, CEO também é o cargo mais encarregado pela condução de ações de DE&I nas empresas (38,5%), acima da média global (38%) e muito acima da média da América Latina (26,9%).

A divisão entre homens e mulheres em cargos de liderança nas empresas de médio porte do Brasil, segundo o estudo, é:

Em relação às estratégias específicas para a Diversidade, a Equidade e a Inclusão nas empresas de médio porte brasileiras:

  • 43,1% apontaram ter estratégias específicas para DE&I, além de também contar com estratégias mais amplas de ESG
  • 23% apontaram que possuem somente estratégias amplas de ESG, mas que incluem algumas ações específicas focadas em DE&I
  • 12,3% apontaram que possuem uma estratégia específica para DE&I, mas não uma estratégia ampla de ESG
  • 10,8% apontaram que não possuem estratégias direcionadas, nem para DE&i, nem para ESG
  • 5,8% apontaram que possuem estratégias amplas de ESG, mas que não incluem ações específicas focadas em DE&I
  • 4,6% não souberam responder

Sobre a efetividade do planejamento de Diversidade, Equidade & Inclusão da própria empresa, os respondentes apontaram:

  • 22,4% acreditam que o planejamento é extremamente efetivo
  • 25,4% acreditam que o planejamento é muito efetivo
  • 35,6% acreditam que o planejamento é efetivo
  • 11,7% acreditam que o planejamento é pouco efetivo
  • 2,9% acreditam que o planejamento não é efetivo
  • 2% não souberam responder

reunião diversificada

Equidade de Gênero nas Empresas Brasileiras de Médio Porte

  • Equidade de Gênero nas Empresas Brasileiras de Médio Porte

    Igualdade salarial entre homens e mulheres 

  • Equidade de Gênero nas Empresas Brasileiras de Médio Porte

    Percepção de inclusão pelos colaboradores 

  • Equidade de Gênero nas Empresas Brasileiras de Médio Porte

    Porcentagem de novas contratações de mulheres 

  • Equidade de Gênero nas Empresas Brasileiras de Médio Porte

    Porcentagem de promoções de mulheres

  • Equidade de Gênero nas Empresas Brasileiras de Médio Porte

    Porcentagem de mulheres no quadro de colaboradores

  • Equidade de Gênero nas Empresas Brasileiras de Médio Porte

    Porcentagem de mulheres em cargos de liderança 

Os itens menos avaliados são:

  • Os itens menos avaliados são:

    Segurança e saúde mental 

  • Os itens menos avaliados são:

    Porcentagem de promoções de grupos menos favorecidos 

  • Os itens menos avaliados são:

    Impacto de DE&I no Net Promotor Score (NPS)

Modelo de Trabalho nas Empresas de Médio Porte no Brasil:

  • Modelo de Trabalho nas Empresas de Médio Porte no Brasil:

    Adotam principalmente o modelo híbrido

  • Modelo de Trabalho nas Empresas de Médio Porte no Brasil:

    Adotam principalmente o modelo presencial

  • Modelo de Trabalho nas Empresas de Médio Porte no Brasil:

    Adotam principalmente o modelo home office

Elica martins “O caminho para o Brasil alcançar melhores resultados referentes à equidade de gênero nos próximos anos é consolidar medidas não somente para mulheres atingirem os cargos de liderança, mas para mantê-las à frente dessas funções. É fundamental contar com a adesão da alta administração, que deve contemplar mulheres como representantes, e definir maneiras de mensurar e garantir estratégias de diversidade e inclusão, para que não fique somente no discurso.”

Élica Martins, sócia de Auditoria e líder do estudo Women in Business no Brasil

Women in Business 2024

Descubra como podemos acelerar o movimento pela equidade de gênero e o papel que toda empresa deve assumir para atingir este objetivo.

capa pesquisa

Banner do CTA de Woman in Business
Hub Women in Business

Confira todas as edições da nossa pesquisa

Há 20 anos, a Grant Thornton acompanha a diversidade de gênero em cargos de liderança no mid-market global, identificando desafios e ações práticas.

Acesse

    Insights relacionados

    View more
    Mulheres empresarias em uma empresada de sucesso
    Insights CFOs inspirando o futuro da liderança feminina nas médias empresas
    A edição Women in Business 2025 identifica a ascensão de mulheres no cargo de CFO e explora ações adotadas com impacto positivo no desempenho empresarial.
    7 min leitura | 28 ago. 2025
    Women in Business 2024 - 20 anos de insights
    IBR Women in Business 2024 - 20 anos de insights
    2024 marca o 20º ano do trabalho da Grant Thornton para monitorar e medir a proporção de mulheres que ocupam cargos de liderança em empresas de médio porte em todo o mundo.
    08 mar. 2024
    Cenário brasileiro
    Women in Business 2023 Cenário brasileiro
    A pesquisa Women in Business, da Grant Thornton, acompanha a diversidade de gênero e o progresso na proporção de mulheres ocupando cargos de liderança em empresas do mid-market de todo o mundo.
    07 mar. 2023
      View more

      CONTATO CONTATO

      • Conheça nossos líderes
      • Fale conosco
      • Inscreva-se
      • Global reach

      SOBRE NÓS SOBRE NÓS

      • Sobre nós
      • Sala de imprensa

      AVISO LEGAL AVISO LEGAL

      • Aviso de Privacidade
      • Política de cookies
      • Aviso legal
      • Mapa do site
      • Preferências de cookies

      Siga-nosSiga-nos

      © 2025 Grant Thornton Brasil - Todos os direitos reservados. "Grant Thornton" refere-se à marca sob a qual as empresas membro da Grant Thornton fornecem serviços de auditoria, tributos e consultoria aos seus clientes . Grant Thornton Brasil é uma empresa membro da Grant Thornton International Ltd (GTIL). GTIL e as firmas- membro não são uma parceria mundial. GTIL e cada empresa membro é uma entidade jurídica independente e os trabalhos são entregues pelas firmas membro. A GTIL não fornece serviços aos clientes diretamente. GTIL e suas empresas membros não são agentes, não se obrigam umas às outras e não são responsáveis por atos ou omissões realizadas por outras firmas-membro.