Os países onde as empresas são particularmente ambiciosas para a expansão externa incluem a Índia, a Indonésia, a Turquia, o Vietnã, o Brasil, a Nigéria, as Filipinas e os Estados Unidos.
O crescimento do PIB também tem sido particularmente elevado nestes países – muitas vezes alimentado pelos mercados de exportação – com o crescimento do PIB da Índia a 6,5%, e os Estados Unidos a reportarem um crescimento do PIB de 2,1% no segundo trimestre de 2023. [iv, v] O Ministério da Fazenda do Brasil também elevou sua projeção de crescimento econômico em 2023 para 3,2%. [vi]
“As empresas precisam fazer pesquisas para desenvolver novos mercados. Compreender o que está acontecendo nos respectivos mercados em um determinado período é fundamental.
Mercados diferentes pedem coisas diferentes. As necessidades de produtos na Ásia podem ser diferentes das da Europa. Há também benefícios em recorrer a organizações governamentais de comércio global, uma vez que podem ser úteis para ajudar as empresas a compreenderem as nuances dos diferentes mercados de exportação. Priorizar determinados países, diversificar a base de clientes e não se espalhar muito tem mais probabilidade de resultar em sucesso e fazer mais sentido economicamente.” - David Munton, Líder Global – Capacidades e Suporte Internacionais, Grant Thornton International
O aumento das expectativas para as exportações se reflete em um aumento nas expectativas de receita. Globalmente, 44% das empresas de médio porte prevêem um aumento nas receitas dos mercados externos nos próximos 12 meses, um aumento de quatro pontos percentuais em relação a 2022.
As empresas podem estar planejando aumentar a atividade com os parceiros comerciais existentes, mas muitos também pretendem aumentar o número de mercados em que operam, com 43% buscando expandir o número de países para os quais vendem. Da mesma forma, 37% das empresas esperam aumentar a proporção dos seus empregados focados em mercados externos, enquanto, a nível global, 37% das empresas também esperam um aumento no uso de fornecedores externos e na terceirização no próximo ano.
“Recentemente temos visto um aumento nos preços, especialmente de alimentos e matérias-primas. Isto apresenta ao mercado de médio porte um verdadeiro desafio: como ser mais competitivo ao importar e revender bens localmente, no meio da variação da taxa de câmbio e do aumento da tributação global devido a preços e moeda mais elevados. Para superar isso, as empresas estão explorando oportunidades como o aumento das transações internas para evitar a variação da moeda e da taxa de câmbio.” - Sabrina Lawder, Sócia de Tributos Internacionais & Mobilidade Global da Grant Thornton Brasil.