Expectativas em relação ao próximo ano
Com a chegada de 2021, é possível dizer que existe otimismo entre as empresas de médio porte em todo o mundo. No entanto, esse sentimento é medido com cautela. O mais recente Global Business Pulse da Grant Thornton revela que as empresas estão mais esperançosas sobre o crescimento futuro, mas estão bem cientes sobre os desafios que ainda enfrentam devido à pandemia.
No geral, o índice global, que mede a saúde das empresas de médio porte em todo o mundo, é de -3,6 para o segundo semestre de 2020, uma recuperação de uma baixa de -9,4 no primeiro semestre. Embora com sinais de melhora, ainda é o segundo pior resultado desde o início dos registros do índice, há uma década. Também em território negativo estão dois terços dos 29 países monitorados, todos menos um dos países do G7, a maioria das regiões e todos os setores, exceto dois – refletindo o domínio que a Covid-19 ainda tem sobre as empresas de médio porte em todo o mundo.
“As empresas de médio porte acreditam que o novo ano trará mais oportunidades, mas há um pragmatismo sensato entre os líderes. Eles reconhecem que o primeiro semestre de 2021 ainda será desafiador e as condições serão difíceis”, comenta Francesca Lagerberg, líder global de Network Capabilities da Grant Thornton International Ltd.
O resultado do índice mais recente é baseado em entrevistas com cerca de 5.000 líderes do middle-market entre outubro e dezembro de 2020, e a pontuação resultante é uma medida da saúde comercial positiva ou negativa. Este índice fornece uma captura instantânea da saúde dos negócios em um ambiente desafiador no qual a Covid-19 domina a agenda, vacinas são anunciadas e onde as empresas olham para o ano seguinte. As seções abaixo fornecem o relatório completo para o middle-market global.