Diante de desafios significativos, a economia global provou ser notavelmente resiliente.[vii] As previsões recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam agora para uma desaceleração das taxas de crescimento global, com as economias avançadas a sentirem os efeitos em maior medida do que os seus homólogos da economia em desenvolvimento. [viii]
As empresas de médio porte com bases sólidas e estratégias claras estarão bem posicionadas para navegar nesses mercados desafiadores. As empresas terão de trabalhar mais (e de forma mais inteligente) para competir e alcançar o crescimento futuro, e a chave para isso será identificar os investimentos certos a fazer. As empresas de médio porte relatam que estão prontas para intensificar o investimento em tecnologia e habilidades para continuar a construir sua marca e expandir seus negócios.
Estes investimentos, juntamente com a tenacidade demonstrada pelo mercado intermédio, serão fundamentais para ajudar a impulsionar a recuperação econômica. Representando 90% de todas as empresas e 50% dos postos de trabalho, as pequenas e médias empresas constituem a maior parte da economia global. [ix]
O fato de os líderes do mercado de médio porte estarem tão otimistas quanto às suas perspectivas é um sinal positivo não só para eles, mas também para o desenvolvimento econômico a nível internacional e é um bom presságio para o crescimento global.
![Sócia da GT]()
“As empresas devem pensar em como podem reforçar as ligações com os seus credores e tomar decisões agora para torná-los tão atraentes quanto possível para continuarem a aceder ao capital de que necessitam no futuro. Eles estão cientes de que precisam continuar atacando esses mercados, porque se recuarem, só haverá um caminho a seguir."
"Estão investindo com muita atenção, certificando-se de que dispõem de financiamento para enfrentar qualquer turbulência, mas também para continuar com o investimento essencial necessário que lhes permita sair fortes do outro lado. Dependendo da ambição da empresa, isso irá incluir investir em mercados internacionais, desenvolvimento de competências e tecnologia, e garantir que estão posicionados para aceder ao crescimento internacional.” - Schellion Horn, Sócio, Consultoria econômica, Grant Thornton Reino Unido.