No primeiro artigo da nova série da Grant Thornton sobre tendências internacionais, analisamos o impacto mais amplo das tarifas em empresas de médio porte, onde uma queda na confiança do mercado no início de 2025 foi apenas o começo de mais mudanças previstas.

No final de 2024, as empresas de médio porte estavam surfando uma onda constante de otimismo. De acordo com a pesquisa International Business Report (IBR) da Grant Thornton, 54,6% das empresas do middle market planejavam aumentar suas exportações, com uma expectativa forte de crescimento de receita de 50,3% nos mercados internacionais. No Brasil, essas expectativas eram de 66% e 64%, respectivamente.

No entanto, ao entrarmos em 2025, as tensões comerciais aumentaram, com o otimismo experimentando sua primeira queda notável em dois anos (queda de 2,9 pontos percentuais para 72,7%). No Brasil, essa queda foi ainda mais acentuada, de 13 pontos percentuais para 61%). Apesar desses primeiros sinais de cautela surgindo entre os líderes do mercado intermediário, os princípios básicos – enraizados na agilidade e na visão estratégica – permaneceram relativamente sólidos.

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Remodelando o cenário do comércio global

A atual onda de novas tarifas provou ser inesperada e sem precedentes, com a OCDE alertando que elas poderiam causar um “impacto significativo” no crescimento mundial. O que começou como medidas isoladas se transformou em um cenário comercial incerto e complexo, com os parâmetros mudando quase que diariamente. E em um mundo onde barreiras comerciais pesadas fazem parte do cotidiano dos negócios, o desconforto causado é real. 

Reagindo a desafios sem precedentes

À medida em que as oportunidades nos mercados tradicionais de exportação global continuam a mudar, as empresas estão enfrentando a realidade de que novas dinâmicas comerciais podem alterar significativamente suas trajetórias de crescimento. As empresas agora precisam ser mais estratégicas do que nunca, maximizando seu valor nos mercados domésticos e buscando fazer mais negócios regionalmente.

Contudo, as empresas de médio porte estão familiarizadas com a experiência de lidar com grandes desafios. Nas últimas décadas, essas empresas superaram com sucesso a Crise Financeira Global, gerenciaram as interrupções generalizadas causadas pela COVID-19 e se adaptaram a uma série de graves complicações na cadeia de suprimentos.

 

O que torna as reviravoltas voláteis de hoje nas tarifas sem precedentes, no entanto, é que, durante todas essas crises anteriores, o mercado intermediário podia se concentrar em seu portfólio de negócios não domésticos para crescer, apesar da turbulência do mercado. As tarifas atuais estão diminuindo essa opção, forçando as empresas a reavaliarem seus mercados endereçáveis e potencialmente ajustar seus modelos de negócios.

As empresas devem avaliar tanto sua exposição quanto os riscos, ajustar as cadeias de suprimentos à luz dessa turbulência e buscar entender o verdadeiro valor de seus produtos e serviços no contexto das oportunidades nos mercados emergentes. 

A vantagem do mercado intermediário

Neste cenário em constante evolução, os princípios duradouros que definem o mercado intermediário – foco, agilidade e liderança forte – nunca foram tão críticos. Esses atributos essenciais são o que capacitam as empresas a responderem rapidamente a novos desafios e se adaptar conforme necessário. Mudanças estratégicas já estão sendo observadas, com muitas empresas buscando se concentrar em alguns poucos mercados com as perspectivas mais promissoras – o número de países para os quais as empresas buscam vender já diminuiu (com uma queda de 3,7 pontos percentuais para 47,8%).

Essa abordagem mais focada não apenas maximiza a alocação de recursos, mas também melhora sua capacidade de gerenciar mudanças complexas induzidas por tarifas. 

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Tomando decisões difíceis em um mundo fragmentado  

Diante da realidade de um mercado global fragmentado, algumas empresas de porte médio podem em breve enfrentar a difícil decisão de reduzir ou até mesmo interromper o comércio em mercados onde as tarifas tornam o engajamento contínuo insustentável.

Para muitos, isso pode significar repensar estratégias tradicionais em favor de ajustes estruturais – alterando termos de contrato, reconfigurando estruturas de pagamento ou até mesmo reinventando a logística da cadeia de suprimentos. Embora essas decisões sejam desafiadoras, às vezes são necessárias para ajudar a mitigar o impacto e proteger a competitividade a longo prazo. 

Já vimos o mercado intermediário começar a redirecionar os recursos quando se trata de áreas-chave, como a resiliência da cadeia de suprimentos. No final de 2024, quase um terço (31,8%) dos líderes do mercado intermediário planejavam gastar a maior parte dos recursos se preparando para a interrupção da cadeia de suprimentos como uma questão potencial – um aumento de quatro vezes em relação aos 8,3% que citaram problemas na cadeia de suprimentos como seu desafio mais significativo em 2024. Essa preparação decorre da experiência adquirida ao enfrentar crises anteriores e da capacidade de tomar decisões firmes e resolutas.

Traçando um caminho a seguir através da mudança  

Em última análise, um fato inevitável agora é que a mudança é constante. Além das tarifas, os líderes do middle market enfrentam inúmeros desafios transformadores: IA como parte de sua jornada digital, ameaças cibernéticas em evolução, mudanças climáticas (e a regulamentação) e mudanças demográficas. No entanto, as mesmas qualidades que os ajudam a navegar pelas barreiras comerciais – agilidade, visão e liderança orientada por propósito – os posicionam bem para esses outros desafios.

A economia global pode sofrer ainda mais à medida que as tensões comerciais e a incerteza persistem, mas se há um lado positivo nessa situação, é muito provável que seja encontrado pelo mercado de médio porte – o segmento mais resiliente e inovador do cenário empresarial.  

Um planejamento sólido de cenários será fundamental e, para aqueles que fizerem um bom trabalho, novas portas poderão se abrir. No que parece ser um jogo de soma zero de tarifas globais, não se surpreenda se muitas empresas de médio porte emergirem como vencedoras inusitadas.

Fique atento, pois em breve disponibilizaremos mais conteúdos da nossa série “Tópicos em Tendência”. Se você deseja obter apoio ou orientação sobre como navegar no ambiente comercial atual, não hesite em entrar em contato com um de nossos sócios.